Eventos

3ª prévia COMELESP, 2007 + sala de jornalismo

Autor: Thiago Rosa

Sol escaldante: Eba!, vamos para a praia.

E realmente fomos numa grande caravana em busca da 3ª Prévia da 30ª COMELESP. Um dia realmente ensolarado de sol, daquele de fazer você se sentir grudento de tanto suor. No ônibus que saiu de São Paulo, cerca de 50 pessoas se interagiam entre um vento e outro que adentrava pela janela e era brindado com copos de “água com gás” quente, comprado enganosamente pelo pessoal. Mas, tudo bem, são coisas que fazem parte de verões inesquecíveis, de prévias e COMELESPs inesquecíveis.

São Vicente nos esperava em uma tarde de abraços apertados, amigos, sol ainda escaldante, que só um banho gelado para poder refrescar, um jantar delicioso pra forrar a barriga e estudos para encerrar uma noite vibrante em meio a conversas, colegas, assuntos diversos que fizeram parte de toda a prévia. Sem contar as risadas, os pés vermelhos, como que escaldados pelo sol e água do amar, a quem se atreveu a ir mais cedo para aproveitar a praia. Rostos corados, cara de cansaço. Nada como uma prévia, uma Comelesp inteira na baixada.

A noite ainda reservou a Reunião de Órgão para os representantes das Regionais e organizadores em geral. Pessoas de interesse comum para o bom andamento do movimento jovem espírita, com presença ainda do nosso Diretor do Departamento de Mocidade Espírita USE do Estado de São Paulo, Rodrigo Neris. Reunião que se estendeu até de madrugada, três horas depois que começou. Uns já com os olhos vermelhos, pescando, o calor abafado que fazia ainda as pessoas transpirarem, serem tomados pelo sono e ainda uns e outros que aguardavam uma ducha para refrescar.

Mas nada como um sono triunfante para amanhecer num outro dia quente, de estudos e ainda com salas optativas. Tudo muito bom! Alguns recados finais, almoço e geladinho de sobremesa. E o nosso retorno tranquilo de volta pra casa. É assim que ficamos agora aguardando a Páscoa com a nossa esperada 30ª COMELESP.

O FM! esteve presente mais uma vez com seu logotipo colada nas costas dos jovens, nas fotos que foram tiradas, entrevistas diversas e colaboração de dois jovens que fizeram parte da sala optativa de jornalismo, que você confere agora.

 

Início, meio e fim…

Autora: Ana Paula Gabino

Tudo começou em abril de 2006, após a Confraternização das Mocidades e Juventudes Espíritas do Estado de São Paulo (COMJESP), a organização decidiu que a próxima COMELESP seria em… tchan… tchan… tchan…: Santos. A notícia logo foi recebida por todos de ótima vontade.

Na primeira prévia foi decidido o tema: “Eu e o outro: convivendo com as diferenças”. Assim decidido, o estudo foi iniciado. Foi montado o grupo de monitoria e os monitores passaram a se reunir uma vez por mês, para estudar e elaborar o tema. Em seguida vieram a 2ª Prévia – obrigada, São José dos Campos – e a 3ª Prévia que foi em São Vicente. Nestas duas últimas prévias os monitores elaboraram assuntos que tinham a ver com a COMELESP, para que os jovens tenham estudado pelo menos uma vez o tema principal, e que não cheguem sem nenhuma ideia do que será discutido, ou mesmo, nem saibam nada do assunto.

Só como lembrete, o pessoal de Santos está fazendo de tudo para que no dia do evento ocorra o melhor possível. É por isso que devemos colaborar com os trabalhadores durante todo o feriado. Ah, e outro ponto, o pessoal da USE Regional Baixada Santista está realizando eventos pró COMELESP. Se você também tem vontade de colaborar, procure a Departamento de Mocidade da sua Distrital, Regional ou Intermunicipal.

 

Sol, praia e prévia na Baixada

Autor: Renan Leocádio

Dentre os participantes entrevistados, um ponto comum entre todos foi a boa interação, seja durante a recepção, nos horários livres, mas principalmente durante as atividades. Danilo Joenck e Thais Klumpp ressaltaram as discussões, participação da sala e os estudos abordados. “Tudo muito bom, a discussão em grupo, o relacionamento com as pessoas”, enfatizou Joenck.

Tanto trabalhadores como participantes teceram bons comentários sobre a alimentação, que por sinal é um fato sempre polêmico. A estrutura, infra e todo o ambiente nos pareceu bem organizado também.

Felipe ‘Buli’, 23 anos, comentou ter ouvido críticas quanto à falta de horário livre, seja para interação ou para lazer, mas não como desaprovação às atividades dinâmicas. Ele ainda cita que o ponto alto dentre as dinâmicas da manhã foi o vídeo do Padre Geraldo, onde todos ficaram bem à vontade, houve troca de afeto, atenção e sensibilidade do grupo. “Senti falta um pouco do tempo livre, mas as dinâmicas foram boas, tudo muito bom na prévia”, disse Buli.

O importante é que a COMELESP mesmo está aí pertinho, pertinho. E a 3a Prévia de São Vicente foi apenas um pequeno petisco para um evento todo que nos espera. Que venha o coelhinho da Páscoa junto com a tão esperada 30a COMELESP 2007.

Fala MEU! Edição 48, ano 2007

Comentar

Clique aqui para comentar