Análise de Filmes e Livros

Clark, o super médium!

Autor: Edgar Egawa

Em um texto anterior, comentei as semelhanças entre alguns personagens do cinema e Jesus, entre eles o Super Homem. Para recordar, ele foi enviado do Alto (de outro planeta) por um pai amoroso que esperava que ele fosse um exemplo, um líder em seu planeta adotivo, devido às suas características únicas. Além disso, temos o número 12 envolvendo tanto o Messias quanto o super herói.

Há um episódio da vida de Jesus no qual ele foi encontrado aos doze anos debatendo com os sacerdotes do templo de Jerusalém, depois do qual nada se sabe a respeito dele até iniciar sua pregação. Clark, por sua vez, desaparece por doze anos(no filme com Christopher Reeve) do mundo. Segundo o filme, ele ficou esse tempo todo na Fortaleza da Solidão, aprendendo com seu pai biológico, Jor El.

Ambos, após esse período obscuro de suas vidas, retornam ao convívio social aos 30 anos, quando iniciam suas missões.

Os dois chamam atenção pelo seu comportamento e pelos seus poderes (mediunidade de cura, no caso de Jesus; poderes diversos, no do Super Homem.

O tipo de vida que eles levam é celibatária, apesar de haver interesses amorosos envolvidos (na visão do diretor Richard Donner) – Maria Madalena, no caso de Jesus (essa tese, para quem não sabe, é a principal do best-seller O Código da Vinci) e Lois Lane, no caso de Clark/Super Homem.

Os tipos de mediunidade relacionados aos poderes do Super Homem

Entre todos os poderes apresentados pelo Super Homem, quase todos podem ser comparados a diversos tipos de mediunidade, tanto de efeitos físicos quanto de efeitos inteligentes.

Vidência

Tanto a visão telescópica quanto a visão de raio x podem ser creditadas à clarividência. Só que, ao contrário da vidência mediúnica, o Super Homem não enxerga espíritos desencarnados. Ele apenas vê, como os nomes dizem, a longas distâncias e através de obstáculos (nesse caso, com exceção do chumbo).

Audição apurada

Pode-se creditar a superaudição a uma capacidade parecida com a dos cães, que ouvem apitos supersônicos, ou à mediunidade auditiva, na qual os médiuns que têm essa característica ouvem os espíritos. Só que neste caso também, se trata dos gritos de socorro das pessoas que precisam de sua ajuda.

Mediunidade de efeitos físicos

Nessa categoria, podemos enquadrar o vôo (levitação), a visão de calor e o supersopro (congelante). A velocidade e a invulnerabilidade podem ser considerados formas de manifestação do fenômeno de transporte, estudo por Alexandre Aksakoff no final do século 19.

Outras questões sobre o Super Homem

O filme aborda, também a questão da sexualidade e das necessidades afetivas dos missionários.

Quando ele chega à entrevista marcada no terraço do apartamento da repórter, uma das perguntas que ela faz é se o herói tem necessidades. Ela olha, embevecida, hesita, e pergunta-lhe se ele come. Mas fica no ar, para os mais atentos, que a pergunta que ela queria fazer era outra.

Pouco depois do Super Homem deixar Lois no apartamento após o passeio – um vôo que parece ao mesmo tempo um sonho e uma cerimônia ou jogo de sedução, tanto por parte do Super Homem quanto de Lois Clark bate na porta. Enquanto Lois vai pegar a bolsa, ele quase se desmascara, revelando assim o desejo de ter com quem compartilhar sua vida, sendo totalmente sincero com aquela por quem está apaixonado. Isso se revela em Jesus (segundo a interpretação de alguns) pelo fato de ter se apresentado a Maria Madalena após a crucificação.

Lex Luthor faz aqui o papel do diabo no período em que Jesus foi ao deserto e foi tentado por ele. A sua voluptuosa assistente, a srta. Taschmacker, faz aqui o papel da adúltera prestes a ser apedrejada, muitas vezes atribuído a Maria Madalena.

Por fim, Kal El faz o papel de Adão, que é advertido por seu Pai (Jeová) após experimentar o fruto do conhecimento e muda os acontecimentos, trazendo de volta à vida seu amor.

Fala MEU! Edição 39, ano 2006
Palavras Relacionadas