Eventos

Cobertura COMECELESP, 2007

Autor: João Thiago

Como acontece todo o ano no feriado de Páscoa, as mocidades espíritas do estado de São Paulo, se reúnem em 4 confraternizações seccionais onde abordam temas de interesse dos jovens dessa região.  Aqui, na Segunda Assessoria, o nosso encontro é a COMECELESP Confraternização das Mocidades Espíritas do Centro-Leste do Estado de São Paulo, e abordamos como tema “O jovem espírita e o mundo de regeneração”.

Mesmo sendo um tema de certo ponto polêmico, por ainda não se ter muita informação sobre o assunto, a equipe de monitores conseguiu desenvolver um bom trabalho, alcançando o objetivo do temário, levando o jovem a se reconhecer como um agente da sociedade, da mocidade e do próprio espiritismo. Dividido em 4 Módulos, o estudo abordou desde a evolução do conhecimento, passando ainda pela doutrina espírita às portas de um mundo de regeneração, o respeito pela diversidade e finalizando com a “construção” de um mundo novo.

Além dos módulos de estudo, ainda tivemos salas optativas que em 2007 fugiram do lugar comum que estávamos acostumados. Com oficinas de Historia em Quadrinhos, Reciclagem, Poesia, Teatro, Meditação e, até mesmo sobre Mídia e Espiritismo, os participantes puderam compartilhar dessas experiências e descobrir inclusive novos talentos.

Outro momento muito especial foi a Hora das Mocidades, um espaço para que as mocidades presentes no encontro pudessem se apresentar, contar sua historia, dia de reunião e estreitar laços com as outras presentes. Foram cerca de 25 mocidades presentes de 15 cidades (Mogi Guaçu, Americana, Amparo, Atibaia, Campinas, Iracemápolis, Itapira, Itupeva, Limeira, Mogi Mirim, Piracaia, Piracicaba, Rio Claro, São João da Boa Vista e Salto). Este trabalho foi a finalização do primeiro ciclo de estudo desenvolvido pela equipe de monitoria com os dirigentes das mocidades, uma vez que o objetivo dos encontros e do próprio Departamento de Mocidade (DM USE) é fomentar a participação dos jovens na mocidade.

Em cada atividade, seja ela proposta pela organização ou mesmo de iniciativa dos participantes, foi de fundamental importância para que conseguíssemos atingir o objetivo do encontro. O Sarau foi um exemplo. Diversos grupos apresentaram o que de melhor sabem fazer, e depois das apresentações uma grande roda foi formada e, acredito, que nunca a “brincadeira da casinha” teve tantas pessoas participando, nem mesmo na Confraternização das Mocidades e Juventudes Espíritas do Estado de São Paulo (COMJESP) conseguimos. A COMECELESP foi brindada também por uma apresentação artística do Grupo Evolução, do IDE Araras, de muita sensibilidade. Foi um presente para todos os que estavam ali.

Fazendo uma análise geral do encontro é possível perceber que mesmo com um número de participantes bem reduzidos (cerca de 70 inscritos), a “COMECELESP de Guaçu” vai ficar na história pela amizade, pelos momentos de estudo, pelas brincadeiras, pelo maravilhoso almoço, pelo uso de recursos multimídia, pela estrutura montada, enfim, por cada pessoa que fez o encontro ser, durante a Páscoa de 2007, o nosso Mundo de Regeneração, onde, com certeza, “haurimos novas forças” para nossas batalhas diárias.

Em 2008 a cidade de Americana será nossa cidade sede, e lá com certeza novas historias, amizades e conquistas se darão, pois aos poucos estamos aprendendo que não tem lugar melhor do que a Mocidade Espírita para se ser jovem, afinal, “nenhum de nós é tão bom, quanto todos nós juntos”.

Fala MEU! Edição 50, ano 2007

Comentar

Clique aqui para comentar