Eventos

Prévia COMELESP 2008

Autor: Thiago Rosa

Parece que ainda estamos vivendo a Confraternização das Mocidades Espíritas do Leste do Estado de São Paulo – COMELESP, que ocorreu em Santos este ano. Parece que ainda estamos sob o efeito do “Conviver e melhorar” discutido durante o feriado da Páscoa.

E nem bem digerimos o evento direito, e já começou o reencontro para discussão e elaboração da 31ª edição em 2008. Parece que o tempo está voando rápido demais.

No penúltimo final de semana de julho, dias 21 e 22, aconteceu a primeira das três prévias das Confraternizações Seccionais do Estado paulista, onde já foi definido os temas dos eventos do próximo ano.

Queria muito poder retransmitir neste texto todos os temários escolhidos em cada assessoria, porém até a data de fechamento desta edição, não conseguimos maiores detalhes de cada região. Mas de qualquer forma e particularmente por fazer parte do Leste estadual e participar efetivamente da COMELESP, já fico feliz por ver que este ano tivemos quatro temários muito bem elaborados e expostos na prévia.

Além do formato diferente, este ano tivemos a proposta de trabalharmos um estudo doutrinário envolvendo a questão da mocidade espírita. Algo totalmente diferente das primeiras prévias anteriores que tinha como objetivo, além de reencontrar os amigos do trabalho no movimento, simplesmente a escolha do temário.

O formato para exposição dos quatro temas também foi modificado. Dividido em salas, os expositores tiveram uma hora para explicar a sua proposta e o que melhor tinha de atrativo para ser estudado no evento. Quatro turmas, quatro exposições, quatro horas divididas nos dois dias para conseguir tirar dúvidas do público ouvinte, explicar, apresentar e estudar o tema. Quatro módulos muito bem proveitosos.

Participante de todas as exposições, fiquei feliz ao ver o preparo e emprenho dos trabalhadores de mocidade em trazer à tona proposta novas, onde todas, sem exceção, traziam ideias interessantes que tinham espaço suficiente pra preencher toda uma COME. Mais interessante que isso é ver o jovem, como no evento anterior, preocupado em trabalhar a reforma íntima. Todos os temas tinham o intuito de trabalhar a renovação, a transformação do ser humano. O que nos mostra e aponta uma necessidade clara que temos, a de renovar nossas atitudes em relação a vida, em relação a doutrina, em relação ao nosso trabalho no movimento espírita, em relação ao nosso íntimo. Em relação a tudo que nos move no nosso planeta maravilhoso, que é a Terra.

Como no final só um dos temas sairia definido para o trabalho do próximo ano, com 21 votos, “Amo, logo existo” foi escolhido pela maioria. Na presença de quase 40 mocidades, com tantas propostas boas, o tema não poderia ser unânime. Além deste tema, os outros três eram: “150 anos, e o que fizemos”, onde fazia uma análise sobre o sesquicentenário da doutrina espírita, comemorado este ano, e o que aprendemos neste tempo todo, aquilo que ainda podemos modificar e trabalhar; Jovem, “TranformArte” que propunha a reforma, o auto-conhecimento, através do estudo e conhecimento da arte, da expressão artística; “Felicidade” compunha a quadra com a proposta de conhecer a verdadeira felicidade e trabalhar os sentimentos, o conhecimento íntimo na busca da verdadeira felicidade que ainda está distante de alcançarmos.

Na hora de votar, é muito difícil definir entre todos qual o tema que você vai escolher para o trabalho do próximo ano. Enfim, sem contar vitórias e derrotas, que não é este o objetivo das propostas, saiu como escolhido aquele que as mocidades melhor encontraram que alinhasse com as necessidades de seus jovens. A COMELESP 2008, que será realizada na Regional São Paulo, já começou!

Fala MEU! Edição 53, ano 2007
Palavras Relacionadas

Comentar

Clique aqui para comentar