Eventos

Reta final para a COMJESP (2006)

Autor: Rodrigo Prado

Realizou-se nos dias 28 e 29 de Janeiro a Terceira e última reunião Prévia da Confraternização das Mocidades e Juventudes Espíritas do Estado de São Paulo (COMJESP) na cidade de Guarulhos. Na ocasião, assim como ocorreu na Segunda Prévia, deu-se continuidade no estudo do evento, abordando o 2º módulo que tratou de “A influência da mídia no comportamento”. Com mais esse programa foi possível preparar os jovens que irão participar da Comjesp em abril – cerca de brevíssimos dois meses que passarão muito rápidos em relação aos cinco anos que é período de intervalo do evento – para que nessa ocasião todos cheguem mais bem preparados, com o mínimo de conhecimento sobre o tema central (Sexo, não reprimir, nem aviltar : Educar) para que as discussões possam ser mais proveitosas e o jovem saia da COMJESP mais consciente sobre esse assunto que tanto se fala, se respira, se ouve, se vê… A terceira prévia foi uma oportunidade muito grande dos participantes perceberem a influência da mídia no seu comportamento, principalmente a negativa, que maciçamente vem explorando a sexualidade de forma deturpada, encontrando na sociedade, e principalmente no jovem – que por estar nessa fase de muitos “hormônios à flor da pele” – o público alvo ideal para seus objetivos excusos . Algumas atividades realizadas se propuseram a mostrar essa realidade, que muitas vezes passa despercebida, vindo influenciar em nossas decisões, “como se fossemos” marionetes sem livre arbítrio. Assim houve três salas ambientes diferentes, onde o jovem, ao adentrar em cada uma, foi convidado a perceber o ambiente e, ao final, a registrar suas impressões. Ao término, foi interessantíssimo ler as impressões dos participantes, provando que não só é possível, mas que todos podem perceber o que sentem diante de uma situação e qual a influência da mesma, e com esse exercício ficou o incentivo, para aqueles que ainda não passam pelo crivo da razão, analisarem as situações e fatos do dia-a-dia e perceberem se estão sendo ou não influenciados, e se essa é boa ou não.

Dando continuidade, foi feita a abertura da prévia, com as suas “formalidades” e na sequencia todos puderam desfrutar do momento musical proporcionado pelo grupo Amor Maior, do C. E. Luiza de Abreu Andrade (D.M.D. Penha), cantando e dançando algumas músicas bem alegres – com temáticas espíritas – tão ao gosto dos jovens. Na sequencia, passou-se aos estudos e, nesse novo momento, formaram-se grupos onde cada um passou a ser uma agência de publicidade, que teve como missão realizar uma propaganda para influenciar as pessoas a comprarem determinado produto. Com isso, inverteram-se os papéis para os jovens deixarem de ser consumidores e estarem no outro lado, naquele de quem vende, e assim tiveram que pensar como influenciar as pessoas a comprarem seu produto e, consequentemente, começaram a analisar algumas das técnicas e ideias usadas para influenciação, passando a perceber o quanto estão sujeitos a terem sua conduta alterada por terceiros. Aqui vale a pena lembrar o alerta dos espíritos em “O Livro dos Espíritos” quando nos dizem da influência que estamos sujeitos, principalmente num planeta ainda inferior como a Terra, nos afirmando principalmente que sofremos, além da influência dos encarnados, uma grande influência dos desencarnados.

Num terceiro e último momento, estudamos o texto “Sexualidade e Hipnose Coletiva”, do livro “Reforma Íntima Sem Martírio” (médium Wanderley Oliveira, pelo espírito Ermance Dufaux) onde foi possível aprofundar-se sobre essa questão da influência dos encarnados e desencarnados em nossas vidas, convidando-nos a rompermos com esse fluxo mental viciado que somos acometidos muitas vezes, para isso, se utilizando da poderosa ferramenta da Prece, que vem como um bálsamo, aliviando, fortalecendo, reequilibrando, enfim permitindo que mesmo com tantas coisas, consigamos levar a nossa vida no caminho do evangelho vivenciado todos os dias.

Por fim, só temos a agradecer todos que estiverem por lá, pessoal da banda, participantes, monitores, em especial à diretoria do Lar da Irmã Celeste – que cedeu o local para o evento – e principalmente aos companheiros do D.M.I. Guarulhos, com a colaboração do D.M.D. Tatuapé que mais uma vez prepararam o local e as deliciosas refeições com muito amor e carinho.

Fala MEU! Edição 36, ano 2006

 

Palavras Relacionadas

Comentar

Clique aqui para comentar