Arquivo Histórico

Sai o novo boletim informativo da 1ª Assessoria (DM1 SP – 2005)

Autora: Maíra Rechia

Me chamo Maíra Lilian Recchia, sou de Santo André, regional Grande ABC,tenho 21 anos, e nasci em berço espírita. Atualmente frequento a mocidade espírita Joana D’Arc, mas já freqüentei também a mocidade do Centro Espírita Fraternidade, centro o qual meus avós paternos são uns dos fundadores, digo sempre que este é meu Centro do coração, sempre que posso apareço por lá! Também frequento o Centro Espírita Lírio Branco, em São Bernardo do Campo, onde sou tarefeira no trabalho da corrente médica.

Meu primeiro contato com o trabalho do DM – USE foi em fevereiro de 2004, quando estava participando da COMEVALP (Confraternização das Mocidades Espíritas do Vale do Paraíba). Foi lá que conheci o atual primeiro assessor Marcio Polli. Me lembro da alegria e do espanto dele ao saber que eu era de Santo André, já que, há mais de 10 anos,a Regional ABC não participava de nenhum grande evento do DM – USE. Depois de uma breve conversa, saí do evento disposta a tentar mostrar a importância da reintegração da Regional ABC no movimento jovem espírita da assessoria. Depois disso,muuuuitas coisas aconteceram, algumas reuniões foram feitas,com a participação de pessoas chaves aqui da Regional, muita coisa foi pautada, discutida, questionada, explicada, porém, por alguns motivos que não vem ao caso agora, pouco progresso foi alcançado em relação a isto.

Paralelamente com este trabalho que eu estava fazendo de reestruturação do DM Regional ABC, fui me envolvendo com uma série de outras coisas, fazendo parte de monitoria de encontros, como a COMECAP 2004, COMELESP 2005 , EDMEC 2005, e participando de todos os encontros que eu podia, como o EECDME 2004, etc. Participei também, desde o início, de reuniões Seccionais e de uma reunião Geral, representando a Regional ABC, não era uma representação oficial, pois oficialmente,eu não ocupava nenhum cargo no DM Regional ABC, ou municipal Santo André.

No dia 5 de março de 2005, estávamos em São José dos Campos, participando de uma reunião geral de monitores da COMELESP, e iria acontecer também, uma reunião Seccional. Quando a reunião Seccional estava prestes a começar, eu fui chamada para participar e disse que não poderia, pois me foi pedido para não mais participar das reuniões representando minha regional. Lembro-me até que eu estava um pouco triste com isso, pois já estava acostumada, e gostava de participar desse tipo de reunião administrativa, pois eu ficava por dentro de tudo o que se passava na Assessoria, podendo opinar, ajudar, pensarmos todos juntos. Enfim, foi nesta hora em que o Márcio me falou que eu poderia sim participar da reunião, e que em breve eu saberia o motivo, eu exitei um pouco, mais fui. E um pouco antes do início da reunião, fiquei sabendo o motivo: fui convidada a ser secretária de divulgação da Primeira Assessoria. Fiquei muito contente pelo convite, porém não aceitei prontamente, mas em questão de minutos, me fizeram ter coragem de assumir este compromisso, me incentivando a dar o meu melhor.

Um dos trabalhos que faço como secretária de divulgação da Primeira Assessoria é um boletim informativo chamado “DE PRIMEIRA”, que esta atualmente em sua segunda edição. A ideia surgiu do Márcio e, com ajuda de algumas pessoas,ele foi criado. Neste boletim a ideia principal é:

*Divulgar os Eventos do DM como prévias, fazer campanhas que estejam relacionadas a assessoria como um todo, por exemplo campanha para que os jovens se interessem em serem monitores da COMJESP/COMELESP. No boletim existe também:
*Um espaço dedicado às mocidades, onde a cada mês, é escolhida uma mocidade de qualquer uma das 5 regionais da assessoria, e é falado tudo sobre a mesma.
*Um espaço chamado “conheça mais sobre…”, e ali coloco entrevistas com pessoas que ocupam algum cargo na assessoria, a fim de que se saibam mais sobre elas. Penso em no futuro também colocar mais informações detalhadas não só de pessoas, mas também de eventos, datas importantes para o espiritismo, essas coisas.
*Um espaço chamado “curiosidades”, que por exemplo, na edição de Agosto saiu com a explicação de toda a hierarquia da assessoria, e na edição de Setembro, com a “tradução” de varias siglas usadas para nomear encontros e confraternizações.
*Uma mensagem sempre voltada aos jovens espíritas.
*”O que tá pegando na assessoria “ e “o que está por vir” com notícias do que já aconteceu, e o que virá de eventos, ou informações da assessoria.
*E o quadro chamado “relembrando nossa historia” onde o intuito é conhecer como foi o começo da história de alguma regional, municipal, de algum centro ou mocidade espírita, enfim…

Bem, basicamente é isso, o boletim é muito novo, e está propenso a mudanças, melhorias, e tals. O feedback que tenho tido até agora foi muito bom, recebi vários elogios e sugestões de melhoria, o que me deixa muito feliz, porque demonstra interesse por parte dos leitores.

O que tenho para dizer sobre mim, e sobre meu trabalho na assessoria é isto, então vou me despedindo por aqui,desejando a todos muita paz e fé, e convidando a todos que leiam o boletim “DE PRIMEIRA”, que sai mensalmente, e é divulgado por E – Mail, (caso você ainda não receba, me envie um email solicitando-o para o endereço mairapaulista@hotmail.com ) e que em breve estará disponível também no site da primeira assessoria. Um grande abraço e um beijo no coração de todos vocês.

Fala MEU! Edição 32, ano 2005