Opinião

Sonhar a realidade

Autor: Leandro Piazzon

É isso mesmo pessoal… É difícil ver as coisas que acontecem. Ou sonhar é mais legal? Deve ser… faz tempo que não sonho, ao contrário, eu traço planos e metas, escolho objetivos. Alcancei muitos e fui muito feliz com eles como ainda sou. Outros, no entanto, tive que mudar a estratégia… É duro reconhecer que nossos muitos passos em busca de algo foram dados em vão. Pelo menos esse é nosso primeiro pensamento: “Perdi tempo… De nada adiantou!”. O otimismo, e creio eu, o bom senso, nos mostra que nada é perdido. Já te falaram isso não? É, pra mim também! Mas a grande maioria de nossos tropeços são em virtude de não observarmos as pessoas, ver nosso semelhante… Como deixamos de aprender com tão bons professores! É… isso mesmo…, aquele que passa na rua, que lhe cobra a passagem, que te pede pão, que te bate e que te abençoa é um professor. Está lhe mostrando o que deve ou não fazer. Mas como sonhamos, nos tornamos cegos, e fatalmente cairemos no abismo de nossas ilusões.

Realidade… O que é isso? O filme Matrix colocou esta questão, mas não a respondeu… É…, coisas de hollywood são assim mesmo… Quem já leu 1984? Putz… isso sim me fez pensar…

Na nossa televisão, que eu pouco vejo, passaram em uma mesma hora e canal um “flash” do Big Brother e um vídeo amador de um homem retirando uma criança do lago. Que realidade… que beleza… E chamam isso de notícia. Nos dizem que Big Brother é entretenimento. Se a todo o momento somos bombardeados com mentiras, como poderemos traçar planos? Como construir um castelo em areia? Ah… e antes que alguém diga: “É, esse mundo é uma merda mesmo…!”. Lembre-se que estamos todos sujos pelo mesmo “barro”. Ainda bem que nasci homem…, tenho compaixão pelas mulheres que não conseguem ver a realidade, e apenas sonham. São bombardeadas todos os dias com mulheres perfeitas, magérrimas, cabelos maravilhosos… Sem falar dos programas femininos… Que loucura…! Mas o que é aquilo? Se os conceitos da mulher que trabalha em casa são aqueles, que pena, creio que poderiam ser muito melhores. O número de anoréxicas só aumenta em todo o mundo… pobre das nossas crianças… E quando elas acordarem do sonho? Acho que farão como na França, vão por fogo em tudo! Pois não gostam desse mundo, querem o outro…, querem o mundo da linda mulher, padrão europeu, onde todos bebem cerveja e não engordam, onde a cerveja só faz alegria. E o que dizer dos que lotam os AA´s? Irão cobrar da sociedade, o mundo da Disney, da comida farta… do trabalho e dinheiro fácil, aliás, desconfiem de coisas fáceis, acredite! Sempre existe a possibilidade de termos errado ou errarmos. O sonho é fácil… muito fácil… tem gente que até voa no sonho… Nosso cérebro não é uma gaveta onde jogamos tudo dentro não… é um ‘digestor’! E cabe a nós escolher o que comer. Pq não fazem propaganda de livros na TV? Quando fazem, ou é do Paulo Coelho ou do Jô Soares… Zíbia Gasparetto… Por favor turma, por favor… Quanta coisa ruim…! Eu não quero que o sol brilhe pra mim, quero ser a aurora no meu próprio dia. Andar pelas minhas pernas… Ser independente mental e espiritualmente, por que materialmente ninguém é e nunca vai ser. Agora, quando você estiver cansado de ver a realidade desses homens e mulheres fracos, inescrupulosos… Cansado de ver as fotos dos famintos da África, de ver as enchentes de São Paulo (todo ano!)… Cansado de ver o TeleToon ou o Criança Esperança… Quando achar que nem mesmo seus esforços valem a pena, pense: “Se o mundo é assim, porque as flores insistem em desabrochar?”

Fala MEU! Edição 36, ano 2006

Comentar

Clique aqui para comentar