fbpx

História das COMECAPs

Autor: Thiago Rosa

Setembro está quase aí e, quando lembramos deste mês, além de imaginarmos que o ano já entra em seu estágio final, o gostinho de mais uma confraternização começa a nos aguçar. É porque, assim como julho já é considerado um mês inteiramente do jovem espírita, o mês de setembro é marcado anualmente pela Confraternização das Mocidades Espíritas da Capital e Arredores (COMECAP).

Até parece brincadeira, mas já se foi um ano que realizamos um dos encontros mais esperados dos últimos anos. A União dos Encontros de Mocidades Espíritas de São Paulo, mais conhecida como UEMESP, realizada no ano passado, que reuniu a 36a edição da COMECAP junto dos encontros anuais realizados pelos órgãos de unificação da Aliança Espírita e Confeesp São Miguel, foi um marco na história do movimento jovem. Quem estava lá lembra da multidão de praticamente 700 pessoas que adentraram o portão do CEU Curuçá.

Para quem não sabe, a história da COMECAP começou em 1962 e no lugar de confraternização era chamada de “concentração”. Naquele ano, o encontro era praticamente uma COMJESP, já que chegou a ser realizado em três dias.

Após o ano de 66, além de mudarem o nome para COMECAR, que tinha o mesmo pronunciamento atual, o evento começou a ser realizado em um único dia, com raras exceções sendo realizado em no máximo dois. Só a partir da nona edição, no ano de 75, é que o nome COMECAP começou a ser utilizado.  Imaginem também que naquelas épocas e décadas antigas eram anos de muita repressão do governo e, pelo que nos conta nosso amigo e bíblia do movimento jovem espírita Adonay, do Tatuapé, o público não era limitado que nem temos hoje através das fichas e de toda estrutura e organização que tem por trás de um evento, mas era bem aberto e com uma multidão participativa de jovens espíritas tremenda.

Engraçado é que até o ano de 95, o evento também era realizado no mês de Novembro. Com a percepção que muitos jovens faltavam devido ao período de provas ou mesmo de vestibular, o próprio Adonay sugeriu que o evento fosse realizado em setembro, já que era um mês mais tranquilo. E de lá pra cá a COMECAP é este encontro maravilhoso que realizamos todos os anos. E em 2006?

Para este ano o tema escolhido é “Conviver e Melhorar – Lidando com encontros, reencontros e desencontros” e que será realizado na Zona Norte, em Santana. Lembrem e anotem no caderninho que as inscrições vão até 25 de agosto no valor de R$8,00 e, após este período, até o dia 06 de setembro, o valor é de R$12,00. Dúvidas e informações podem ser tiradas com o dirigente da sua mocidade, ou o dirigente da sua distrital/intermunicipal, ou ainda com Rodrigo Prado, fone (11) 8283-0229, e-mail comecap2006@yahoo.com.br.

É importantíssima a sua participação, portanto fiquem ligados com a divulgação e já comecem a cutucar os jovens de sua mocidade. Esperamos todos vocês lá!

Fala MEU! Edição 41, ano 2006

spot_img

Algumas coisas nos chocam!!!

Autor: Joelson Pessoa Prezados leitores, evocando vossa recordação aos tristes...

Homo sapiens

Autor: Juan Carlos Orozco Em matéria publicada na Veja.com, de...

Alimentação infantil: Uma tarefa diária

Autora: Eugênia Pickina A educação exige os maiores cuidados, porque...

Da inveja nos médiuns

Revista Espírita, abril de 1861 Enviado pelo Sr. Ky...., correspondente...

De volta pra casa: Acidentes de trânsito

Autor: Thiago Rosa É fácil ir, difícil é voltar. 400...

Mozart morreu compondo

Autor: Altamirando Carneiro Na Revista Espírita de maio de 1859 há o...

Estudo das parábolas de Jesus

Autor: Ivan Franzolim Os evangelhos relatam 48 parábolas apresentadas por...

Crônicas de um sonhador

Autor: Daniel Soares Noite passada, voltando para casa em minha...

Aborto: Medidas reparadoras

Autor: Rogério Miguez O mais basilar direito de todos os...