Arquivo Histórico

Você conhece a SAM?

Autor: Marçal Gouveia

NOTA DA FALA MEU!: Texto publicado no ano de 2005 e adicionado por conter parte histórica do movimento jovem espírita. Nesta época o boletim era feito pelo departamento mocidade da U.S.E  (União das Sociedades Espíritas) regional São Paulo. Informações de contato/ funcionamento do departamento podem estar desatualizadas.

Muitos de nossos leitores poderão achar estranho, afinal de contas quem é essa tal de SAM?

Logo de cara, já gostaríamos de deixar claro, que não se trata de nenhum erro de digitação como costuma acontecer frequentemente em vários veículos de comunicação. E também devemos alertar nossos amigos e amigas, leitores de primeira grandeza, de que não estamos tentando fazer apologia ao nosso velho “amigo”, Tio Sam. Imaginem simplesmente que vocês acabaram de encontrar a solução para todos os seus problemas dentro do trabalho espírita, é isso mesmo, e como diria o Seu Creysson: “seus probrema se acabaram-se”; mas não viaja não tá bom. Infelizmente, isso é mesmo coisa de Seu Creysson, para nós que sabemos da lida doutrinária, o negócio é outro.

Só para que vocês não percam o fio da meada, retomemos a pergunta inicial. Quem é essa tal de SAM?

Então para que vocês conheçam quem é, primeiramente vamos explicar: “o que é a SAM (Secretaria de Apoio às Mocidades)”.

Desde o ano de 2003, o departamento de mocidades da Regional São Paulo, iniciou uma proposta que tem como objetivo principal incentivar a criação, manutenção e melhoria de trabalhos voltados aos grupos de mocidades. Com o tempo a proposta ganhou um nome (adivinha qual é?). Desde então, a secretaria passou a atuar, ainda que timidamente entre as diversas regiões que delimitam a USE Regional São Paulo. Contudo, sabemos que toda planta, que nasce pequenina, começa a tomar gosto pela vida, e aí, ninguém mais segura. Podemos associar o exemplo dessa planta com a SAM, que tomou gosto pela coisa e hoje se encontra prontinha para ganhar o mundo.

E só para a gente não ficar nessa alegoria, que não ajudou muita coisa até agora, estaremos relatando resumidamente nossa proposta de trabalho:

  1. Como já mencionado, estaremos auxiliando na criação, organização e continuidade de tarefas de grupos de mocidades (lembrando sempre que o foco principal deste trabalho é interagir com o grupo unido, no caso distritais ou intermunicipais, e assim atingir os grupos de mocidades.

Embora o trabalho reverso também seja uma possibilidade).

  1. O trabalho se limita a intervir nas áreas: doutrinária, administrativa e motivacional.

Bem vocês podem até achar pouco o que estamos descrevendo aqui, mas haja fôlego para atender essa galera!

Sem delongas, se você gostou da proposta, entre em contato com o DM USE Regional São Paulo ou com qualquer um dos representantes distritais ou intermunicipais de sua região. Não fique fora desta!

Nós da SAM, também estaremos contribuindo com algumas matérias para o FALA MEU, e para isso, necessitamos de sua ajuda, seja nos enviando questões que causaram polêmica no trabalho de mocidade, seja nos contando sobre as melhores propostas realizadas em sua região. O esquema é simples, na alegria ou na tristeza pode contar conosco. O nosso e-mail é o mesmo do Fala MEU (BoletimFalaMeu@yahoo.com.br), aos cuidados da SAM. Converse com a gente, mande suas dúvidas e trabalhos.

Fala MEU! Edição 28, ano 2005