fbpx

História do dia 13 de Novembro. Dia do jovem espírita

Arquivo histórico do Departamento de Mocidade da União das Sociedades Espíritas

Não há documentos que atestem ser a década de 1930 a data para o surgimento dos grupos de jovens com o objetivo do estudo da Doutrina  Espírita; nem quem foi o receptor intuitivo desse plano de trabalho, que certamente foi elaborado pela Espiritualidade.

Pela espiritualidade, sim! De outra sorte, careceria de explicação plausível a singular multiplicação, o estranho fenômeno de crescimento dos núcleos juvenis espíritas.

Ramiro Gama fala em 1933, na cidade de Araçatuba a primeira Mocidade Espírita; Alberto Nogueira da Gama registra a fundação da União das Juventude Espírita, em 22 de maio de 1932, na sede do Centro Espírita Maria de Nazaré, em Santana, São Paulo – Capital, como marco … Segundo  pesquisas a primeira Mocidade Espírita seria fundada na cidade de Bebedouro/SP, em  1930.

Por todo o país, jovens idealistas, sob a inspiração da Espiritualidade, projetam e concretizam locais de estudo, onde pudessem cultivar o pensamento e trabalhar pelos ideais do coração.

Desse movimento desencadeado e intensamente desenvolvido, na Guanabara (hoje Rio de Janeiro) nasce a 31 de agosto de 1947 a União das Juventudes Espíritas do Distrito Federal,  fundada por uma assembléia das Mocidades Espíritas da Guanabara e  em 25 de julho de 1948, por deliberação do 1º Congresso de Mocidades Espíritas do Brasil, nasce o Conselho Consultivo de Mocidades Espíritas do Brasil. Figuravam como os dois únicos organismos federativos do Movimento Espírita Juvenil …

As Mocidades Espíritas se viam na obrigatoriedade de se definir para um outro lado, fracionando o espírito de solidariedade e trabalho.

Em 05 de outubro de 1949 surge o Pacto Áureo,    definindo a Federação Espírita Brasileira. Os dois organismos federativos, de pronto, entenderam a situação e aderiram incondicionalmente e há 13 de NOVEMBRO DE 1949 em  radiosa manhã de Domingo, nos estúdios da Rádio Clube do Brasil, na Hora Espiritualista , João Pinto de Souza e com a intercessão conciliadora de Geraldo de Aquino, diretor do programa, consumava-se, enfim, o ATO DE UNIFICAÇÃO DAS MOCIDADES E JUVENTUDES ESPÍRITAS, das quais  aqueles dois órgãos eram a mais alta expressão representativa. Surge , então o Departamento  de Juventude  da Federação Espírita Brasileira.

Esta data surge para a história das Mocidades Espíritas como representando o idealismo acima do personalismo, da confraternização acima do fracionismo, da mensagem esclarecedora acima do melindre do estudo e do trabalho acima dos obstáculos pessoais…

DIA 13 DE NOVEMBRO brilha para a HUMANIDADE como sendo o DIA DO JOVEM ESPÍRITA.

spot_img