fbpx

Deus e o infinito

O Livro dos Espíritos

Fonte: Parte Primeira – Das causas primárias

Capítulo I – De Deus

Nota Juventude Espírita: As perguntas abaixo foram feitas por indivíduos encarnados e respondidas por espíritos.

Deus e o infinito

1. Que é Deus?

“Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas” (1).

2. Que se deve entender por infinito?

“O que não tem começo nem fim; o desconhecido; tudo que é desconhecido é infinito.”

3. Poder-se-ia dizer que Deus é o infinito?

“Definição incompleta. Pobreza da linguagem dos homens, insuficiente para definir o que está acima de sua inteligência.”

Deus é infinito em Suas perfeições, mas o infinito é uma abstração. Dizer que Deus é o infinito é tomar o atributo de uma coisa pela coisa mesma, é definir uma coisa que não é conhecida por uma outra que não o é mais do que a primeira.

Nota: (1) O texto colocado entre aspas, em seguida às perguntas, é a resposta que os Espíritos deram. Para distinguir as notas e desenvolvimentos aditados pelo Autor, quando haja possibilidade de serem confundidos com o texto da resposta, empregou-se um outro tipo, menor. Quando formam capítulos inteiros, sem ser possível a confusão, o mesmo tipo usado para as perguntas e respostas foi o empregado.

Seguinte >>

<< Anterior

Este conteúdo faz parte de “O Livro dos Espíritos” e reúne os ensinos dos Espíritos Superiores através de médiuns de várias partes do mundo. Independentemente de crença ou convicção religiosa, a leitura de “O Livro dos Espíritos” será de imenso valor para todos, porque trata da existência de Deus, da imortalidade da alma, da natureza dos Espíritos, de suas relações com os homens, das leis morais, da vida presente, da vida futura e do porvir da Humanidade, assuntos de interesse geral e de grande atualidade. Para conhecer mais Clique Aqui

spot_img