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Espiritismo, doutrina de educação

Autor: Marcus De Mario

O Espiritismo é em sua essência doutrina de educação do ser imortal reencarnado, pois sua finalidade é a transformação moral da humanidade, o que somente pode acontecer com a transformação moral dos indivíduos, daí a importância e necessidade, tanto na família quanto na escola e demais instituições humanas, da aplicação da educação moral, tão bem defendida e desenvolvida por Pestalozzi (1746-1827) e ampliada por Allan Kardec (1804-1869), através do Espiritismo, quando a educação moral assume a posição de educação do espírito!

Para bem compreendermos a finalidade maior do Espiritismo, entendamos o significado da palavra “doutrina”, que o Codificador utiliza na expressão Doutrina Espírita, como sinônimo de Espiritismo. Compulsando os dicionários, vemos que doutrina é o conjunto coerente de ideias ou princípios fundamentais a serem transmitidas ou ensinadas; conjunto de ideias básicas contidas num sistema filosófico, religioso, político, etc. Perguntemos: o Espiritismo possui ideias ou princípios bem estabelecidos, coerentes e que podem ser ensinados? A resposta é positiva, destacando-se quatro princípios fundamentais:

  1. Crença em Deus como Pai e Criador;
  2. Crença na imortalidade da alma;
  3. Crença na comunicabilidade entre desencarnados e encarnados;
  4. Crença na lei de evolução, que acontece através da reencarnação da alma ou espírito.

Esses quatro princípios são estudados do ponto de vista filosófico, científico e de suas consequências morais, portanto, temos aqui um conjunto de ideias e princípios fundamentais que podem ser transmitidos, podem ser ensinados. Igualmente o espírita tem a crença na destinação futura de todos os seres humanos: alcançar a perfeição intelectual, moral e espiritual, o que significa que todos estamos em constante processo de desenvolvimento, e esse processo é exatamente o processo de educação do Espírito ou Alma, que se dá tanto no mundo corpóreo quanto no mundo espiritual.

Educação é o processo harmônico, equilibrado, de desenvolvimento das potencialidades divinas do Espírito, levando em consideração as áreas da inteligência (cognitivo) e do sentimento (emocional, afetivo), assim como a bagagem trazida pelo mesmo ao reencarnar, ou seja, as ideias inatas e as tendências de caráter, que se encontram no inconsciente e vão aflorando na medida em que o corpo orgânico se desenvolve, permitindo a manifestação cada vez mais plena do Espírito. O meio em que o Espírito, agora no período infantil da nova encarnação, vive e os exemplos e orientações dos responsáveis por ele exercem grande influência no seu desenvolvimento, o que nos leva a considerar a missão que pais e demais educadores têm a cumprir, missão essa outorgada por Deus, que confia aos pais, avós, tios, professores e evangelizadores um ou mais dos seus filhos durante a estadia dos mesmos aqui na Terra.

A tarefa de educar é a mais importante que podemos exercer na atual encarnação.  primeiro, educando-nos, ou seja, realizando esforços para melhorarmo-nos, pois somente educa quem, de fato, consegue exemplificar em palavras e atos o que ensina. O exemplo é a maior força educativa. Acionar a vontade é primordial, contagiando o educando para também querer se melhorar, querer conhecer mais, querer ser bom, pois a prática do bem é útil para ele e para a coletividade, significa promover o desenvolvimento próprio e o da humanidade.

Diante desse finalismo superior do Espiritismo, sendo uma doutrina cujos princípios devem melhorar o ser humano e transformar moralmente a humanidade, compete aos dirigentes dos Centros Espíritas entenderem a necessidade de priorizar as atividades da evangelização da infância e da juventude, junto com as atividades de estudo do Espiritismo e de apoio à família. O futuro depende do que estamos fazendo no presente, e todos ainda haveremos de reencarnar, de nascer de novo como nos explicou Jesus. Como gostaríamos de encontrar a sociedade humana nesse futuro reencarnatório? Não é através do tra-tamento espiritual dos corpos orgânicos que vamos realizar esse melhoramento dos homens, das mulheres e da sociedade, mas sim através da educação do Espírito imortal que somos.

Se as atividades de assistência e promoção social, mediúnicas e outras têm a sua importância e fazem parte das ações e serviços do Centro Espírita, muito mais importantes e, portanto, prioritárias, são as atividades educacionais, aquelas que permitem o desenvolvimento das potencialidades do ser, alavancando o seu crescimento moral, que tanto está fazendo falta, cujo roteiro está no Evangelho, resgatado e redimensionado em espírito e verdade pelo Espiritismo.

O que estamos esperando para colocar em prática a Educação do Espírito? Somente destruiremos o egoísmo, base de todos os vícios e males, com a aplicação da educação moral, combatendo as más tendências que o Espírito ainda carregue, desenvolvendo suas virtudes, formando o seu caráter no campo do bem e do amor, sempre respeitando sua liberdade, mas conscientizando-o dos seus deveres e responsabilidades para consigo e para com os outros, de acordo com a lei divina, que sempre entrega a cada um segundo as suas próprias obras e está gravada em nossas consciências. Façamos da Educação do Espírito, conforme apresentada pelo Espiritismo, o farol luminoso da futura humanidade regenerada e feliz que tanto sonhamos e desejamos.

Revista Educação Espírita – Ano 1 – Número 1

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