fbpx

Lacy Bertoluci Bertoja: Projeto corrente do bem

Entrevistador: Orson Peter Carrara

A fundadora da Sociedade Espírita Esperança, de Gramado (RS), fala-nos sobre a bem-sucedida “Corrente do bem” realizada pelos espíritas da cidade.

Espírita há 52 anos, Lacy Bertoja (foto) é natural de Gramado (RS), onde reside. Contabilista de profissão, é fundadora da Sociedade Espírita Esperança, instituição a que desde então está vinculada.

Em outubro de 2011 inaugurou o Lar de Idosos Maria de Nazaré, para acolher mulheres a partir de 60 anos. Abrigando sete idosas, a instituição planeja abrigar 19 mulheres até 2018.

Com integral apoio da população, a instituição – movida por numerosa equipe de voluntários – enfrentou dificuldades em 2014 e lançou a campanha “Corrente do bem”, inspirada no filme de mesmo nome, que tinha como meta alcançar 500 doadores para manter a instituição em funcionamento e cumprindo seus objetivos.

Lacy Bertoluci Bertoja

D. Lacy concedeu-nos a seguinte entrevista:  

Por que “Corrente do bem”? 

O nome foi baseado na obra “Pay it Forward” de Catherine Ryan Hyde e no filme “Corrente do Bem”. 

Qual é a proposta do filme? 

A proposta do filme é bem clara. O impacto social de uma boa ação, um gesto de carinho, uma gentileza gera um fator multiplicador de bem-estar social. 

Como? 

O filme relata o caso de um menino que cria um jogo em que a pessoa, a cada favor recebido, tem de retribuir o favor a outras três pessoas, e assim sucessivamente. O trabalho do menino tinha como base transformar a vida das pessoas e com isto criar um mundo melhor. 

Quais as peças criadas para a Campanha?  

Foram desenvolvidas 2 peças que, um mês antes do evento, foram colocadas nas redes sociais. Em linguagem de propaganda são chamadas de “Teasers” – peças que provocam a curiosidade no leitor.  

Como conseguiram público para o evento? 

Foi montada uma equipe de trabalho que tinha objetivos específicos.

João Batista negociou com os Bancos o custo do débito direto, um custo menor para o Lar de Idosos Maria de Nazaré.

Marlucia Vieira tomou conta das Redes Sociais e fotografou todos os passos do evento, divulgando-os na internet.

Marco Ferreira, com as fotos tiradas no decorrer do trabalho, fez um vídeo do Lar de Idosos Maria de Nazaré.

Taís Willrich e Regina ficaram na direção do evento, controlando todos os passos e suas necessidades.

Todas as pessoas citadas são voluntários da Sociedade Espírita Esperança. 

Quais foram as repercussões junto aos envolvidos? 

Foram distribuídos em 2 meses mais ou menos 350 convites para o evento, no qual uma equipe de 40 pessoas atuou. Uma semana antes colocamos convites do evento em tamanho maior colados em todas as cadeiras do Centro Espírita.

Por meio desse trabalho, tivemos a colaboração da RBS Televisão, que ficou sensibilizada com o nosso problema e ganhamos um comercial de TV de 30″ que veiculou durante o mês de agosto em dias alternados. Ganhamos também a produção do comercial e, ainda, a colaboração da mídia impressa, o Jornal de Gramado e o Jornal Integração.

No dia do evento aproximadamente 150 pessoas compareceram e fechamos com 500 doadores.

Continuamos, porém, a trabalhar a Corrente do Bem. Este ano, no 8º Congresso Espírita do Rio Grande do Sul, em outubro próximo, a Federação Espírita do Rio Grande do Sul, através da sua Presidente, Sra. Maria Elisabeth da Silva Barbiere, vai abrir um espaço para que nós possamos divulgar a Corrente do Bem. 

Suas palavras finais

A caridade verdadeira só é realizada com muito amor ao próximo. Isto foi o que nos uniu, pois todos estavam de mãos dadas para que aquela casa das vovós continuasse de pé. Por uma senhorinha de 89 anos, que lutou a vida inteira para construir esse lar, pelo amor por todos os idosos que não são abrigados por sua família, nós todos nos unimos pela caridade verdadeira, tal como nos ensinou Jesus.

O consolador – Ano 9 – N 428

spot_img