fbpx

O futuro dos atuais trabalhadores espíritas

Autor: Felipe Gallesco

Sou trabalhador voluntário da casa espírita há alguns anos, e sempre observei condições de lutas e dificuldades que acontecem na maioria das casas espíritas.

Os problemas são dos mais variados tipos. Os principais são: a falta de trabalhadores; o acúmulo de atividades sobre os poucos trabalhadores, que se sentem cansados e sobrecarregados; reuniões com baixo público; falta de sucessores; poucos médiuns; conflitos entre os participantes e a necessidade constante de arrecadação para a manutenção do local e continuidade das atividades assistenciais.

Ser trabalhador espírita exige desenvolver diferentes capacidades e saber lidar com pessoas e situações diversas. É preciso conhecer relativamente bem sobre espiritismo e saber se comunicar, ouvir, acolher, organizar, ajudar e pedir ajuda, liderar, respeitar, ter paciência, disciplina, abnegação, disposição, empatia, fé, entre outras.

Certa vez, durante um sonho, me vi em pé, junto de um grupo grande de espíritos, e um deles de aparência masculina deu a seguinte explicação:

– O movimento espírita está amadurecendo no Brasil atualmente. Os abnegados trabalhadores que permanecem nas atividades estão sendo preparados para levarem a mensagem espírita para o mundo.

Depois de uma pausa continuou:

– O trabalho futuro será mais árduo que os realizados hoje e precisará de pessoas preparadas. A maior parte dos trabalhadores espíritas encarnados hoje, no Brasil, não renascerá novamente neste país, mas irão desenvolver as ideias espíritas em locais e culturas diversas.

Fiquei surpreso com a informação e acordei mantendo as lembranças do encontro.

Penso que mesmo hoje, já existem encarnados brasileiros e de outras nacionalidades fazendo a tarefa de propagação mundial, que será intensificada no futuro.

Depois desse dia me envolvi ainda mais nos trabalhos e parei de reclamar das dificuldades encontradas nas casas espíritas e reuniões, por ver nelas lições, como numa escola.

Se hoje as ideias espíritas e boas parecem abafadas pelo materialismo e egoísmo exagerados, o futuro vem cheio de esperança, transformando a Terra num planeta renovado e melhor.

spot_img