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Evocação: Guia da senhora Mally

Revista Espírita, setembro de 1859

Sociedade, 8 de julho de 1859

1. Evocação do guia da senhora Mally. – R. Eu venho, isso me é fácil.

2. Sob qual nome quereis que vos designemos? – R. Como quiserdes; por aquele sob o qual vós já me conhecíeis.

3. Que motivo vos ligou à senhora Mally e às suas filhas? – R. Primeiro, um antigo relacionamento, e uma amizade, uma simpatia que Deus sempre protege.

4. Diz-se que foi a sonâmbula, senhora de Dupuy, que vos deu à senhora Mally; isso é verdade? – R. Foi ela quem lhe disse que eu estava perto dela.

5. É que dependeis dessa sonâmbula? – R. Não.

6. Ela poderia vos retirar de perto dessa senhora? – R. Não.

7. Se essa sonâmbula viesse a morrer, isso teria sobre vós uma influência qualquer? – R. Nenhuma.

8. Faz muito tempo que vosso corpo morreu? – R. Sim, vários anos.

9. Que éreis em vossa vida? – R. Criança morta aos oito anos.

10. Sois feliz ou infeliz como Espírito? – R. Feliz; não tenho nenhuma inquietação pessoal, não sofro senão pelos outros; em verdade, que sofro muito por eles.

11. Fostes vós quem apareceu, na escada, à senhora Mally sob a forma de um jovem que ela tomou por um ladrão? – R. Não; era um companheiro.

12. E uma outra vez, sob a forma de um cadáver? Isso poderia impressioná-la lastimosamente; foi uma má peça que não anuncia a benevolência. – R. Longe disso em muitos casos; mas aqui era para dar, à senhora Mally, pensamentos mais corajosos; o que tem um cadáver de apavorante?

13. Tendes, pois, o poder de tornar-vos visível à vontade? – R. Sim, mas disse-vos que esse não era eu.

14. Éreis igualmente estranho às manifestações materiais que se produziram em sua casa? – R. Perdão! Isso sim; foi isso que me impus para ela, como trabalho material; mas realizei-lhe um trabalho bem mais útil e bem mais sério.

15. Podeis tomar-vos visível a todo mundo? – R. Sim.

16. Poderíeis tornar-vos visível aqui, para um de nós? – R. Sim; pedi a Deus para que assim possa só eu o posso, mas não ouso fazê-lo.

17. Se não quereis tornar-vos visível, poderíeis ao menos fazer-nos uma manifestação, para trazer, por exemplo, alguma coisa sobre a mesa? – R. Certamente, mas para o que de bom? Junto dela testemunho a minha presença por esse meio, mas junto a vós é inútil, uma vez que conversamos juntos.

18. O obstáculo não seria faltar-vos aqui o médium necessário para produzir essas manifestações? – R. Não, esse é um obstáculo fraco. Não vedes, frequentemente, manifestações súbitas a pessoas que não são de modo algum médium?

19. Todo o mundo, pois, está apto a ter manifestações espontâneas? – R. Uma vez que em sendo homem, se é médium.

20. O Espírito não encontra, entretanto, na organização de certas pessoas, uma facilidade maior para se comunicar? – R. Sim, mas eu vos digo, e deveríeis sabê-lo, os Espíritos são poderosos por si mesmos, o médium não é nada. Não tendes a escrita direta, e para isso é necessário um médium? Não; da fé somente e um ardente desejo, e, frequentemente ainda, isso se produz com o desconhecimento dos homens, quer dizer, sem fé e sem desejo.

21. Pensais que as manifestações, tais como a escrita direta, por exemplo, se tomarão mais comuns do que o são hoje? – R. Certamente; como entendeis, pois, a divulgação do Espiritismo?

22. Podeis nos explicar o que a jovem da senhora Mally recebia em sua mão e comia durante a sua doença? – R. Maná; uma substância formada por nós, que encerra o princípio contido no maná comum e a doçura de um doce.

23. Essa substância é formada com a mesma matéria das vestimentas e outros objetos que os Espíritos produzem por sua vontade e pela ação que têm sobre a matéria? – R. Sim, mas os elementos são muito diferentes; as partes que formam meu maná não são as mesmas das que tomo para formar a madeiras ou uma vestimenta.

24. (A São Luís). O elemento tomado pelo Espírito, para formar o seu maná, é diferente daquele que tomou para formar outra coisa? Sempre nos foi dito que não há senão um elemento primitivo universal, do qual os diferentes corpos não são senão modificações. – R. Sim; quer dizer que esse mesmo elemento primitivo esparso no espaço, aqui sob uma forma, e ali sob uma outra; isso é o que ele quer dizer; ele toma seu maná de uma parte desse elemento, que crê diferente, mas que é bem sempre o mesmo.

25. A ação magnética pela qual se dá a uma substância, a água, por exemplo, propriedades especiais, tem relação com a do Espírito que cria uma substância? – R. O magnetizador não desdobra absolutamente senão a vontade; é um Espírito que o ajuda, que se encarrega de preparar e de concentrar o remédio.

26. (Ao Guia). Reportamos no tempo fatos curiosos de manifestações da parte de um Espírito que designamos sob o nome de Follet de Bayonne; conheceis esse Espírito? – R. Não particularmente; mas segui o que fizestes com ele, e foi somente assim que o conheci de início.

27. É um Espírito de uma ordem inferior? – R. Inferior quer dizer mau? Não. Quer dizer simplesmente: não inteiramente bom, pouco avançado? Sim.

28. Agradecemos-vos por consentir vir e pelas explicações que nos destes. – R. Ao vosso serviço.

Nota. Esta comunicação nos oferece um complemento ao que dissemos nos dois artigos precedentes, sobre a formação de certos corpos pelos Espíritos. A substância dada à criança, durante sua enfermidade, evidentemente, era uma substância preparada por eles e que teve por efeito dar-lhe a saúde. Onde hauriram eles os princípios? No elemento universal transformado para o uso proposto. O fenômeno tão estranho de propriedades transmitidas pela ação magnética, problema até o momento inexplicado, e sobre o qual se alegraram tanto os incrédulos, encontra-se agora resolvido. Sabemos, com efeito, que não são apenas os Espíritos dos mortos que agem, mas que os dos vivos também têm sua parte de ação no mundo invisível: o homem com a tabaqueira disso nos forneceu a prova. O que há de espantoso, pois, em que a vontade de uma pessoa agindo pelo bem possa operar uma transformação na matéria primitiva, e dar-lhe propriedades determinadas? Está aí, em nosso entender, a chave de muitos dos efeitos pretendidos sobrenaturais, e dos quais teremos ocasião de falar. Foi assim que, pela observação, chegamos a nos dar conta das coisas, deixando-lhes a parte da realidade do maravilhoso. Mas quem diz que essa teoria seja verdadeira? Seja; ela tem pelo menos o mérito de ser racional e perfeitamente de acordo com os fatos observados; se algum cérebro humano dela encontre uma que julgue mais lógica do que a dada pelos Espíritos, serão comparadas; talvez, um dia, ficaremos contentes por termos aberto o caminho do estudo raciocinado do Espiritismo.

“Gostaria muito, disse-nos um dia uma pessoa, ter assim um Espírito servidor às minhas ordens, sob a condição de suportar algumas pequenas travessuras de sua parte.” É uma satisfação da qual a gente goza, frequentemente, sem dela suspeitar, porque todos os Espíritos que nos assistem não se manifestam de um modo ostensivo; mas não estão menos ao nosso lado, e sua influência, por ser oculta, não é menos real.

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