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Repetir, repetir e repetir

Autora: Eugênia Pickina

Conhecendo o mundo, o ser humano encontra a si próprio, e conhecendo a si próprio, o mundo se lhe revela

Rudolf Steiner

A meninazinha tem quatro anos. À noite, pede à mãe que lhe conte (mais uma vez) O Patinho Feio.

“Não quer que eu leia Os Cisnes selvagens?”

“Não! O Patinho Feio!”

“Uma pata chocava os ovos do seu ninho…”

Repetir, repetir e repetir.

A repetição, na infância, é a base do aprendizado. As crianças ouvem o mesmo conto, assistem ao mesmo desenho uma dezena de vezes – não se entediam, não se cansam, porque, mediante a repetição, assimilam pouco a pouco os conhecimentos que vivamente recebem com alegria e espanto.

Os pais, por sua vez, assumem um papel relevante no processo de aprendizagem dos filhos. E as crianças, aprendendo por imitação, incorporam pouco a pouco as atitudes e os hábitos observados, sobretudo, no primeiro setênio:  andar, comer, falar, agradecer etc.

Seu filho passou todo o caminho de uma viagem cantando a mesma música? Uma e outra vez, nenhum traço de aborrecimento, pois, para aprender, nessa fase, seu filho necessita de contínua repetição.

Já é comprovado por estudos de áreas diversas: a repetição participa ativamente do processo do aprendizado e, na infância, repetir faz a criança mais inteligente.

Sem negligenciar o fato de que os filhos pequenos não aprendem somente imitando os pais, mas também de tudo que os rodeia (televisão, tablet, celular etc.), é importante o adulto que cuida da criança ter consciência de que tipo de informação a criança tem acesso no seu dia a dia.

Voltamos à mãe e à meninazinha.

“Todo lindo pato foi um dia um patinho feio!”

“Todo lindo cisne” – corrige a meninazinha.

A mãe sorri. A meninazinha não só compreendeu a história, mas assimilou os detalhes…

Repetir é experiência infantil de prazer e, por isso, a criança aprende mais rápido quando pula corda de novo, de novo, de novo, ou quando assiste ao mesmo desenho quatro vezes na semana. Durante um ano! Dão risada quando contamos as mesmas histórias uma e outra vez. Uma e outra vez. Com isso, aprendem coisas preciosas, que lhe apoiarão o desenvolvimento mais pleno e, desde já, como um fragmento do futuro.

Notinhas

Ofereça oportunidades para a repetição: a) em casa, mantenha livros infantis que possam ser lidos/relidos à vontade pelos pequenos; b) ensine a criança a pronunciar palavras novas, cantar músicas, recitar parlendas, que são versinhos com temática infantil efusivamente recitados em brincadeiras de crianças.  

Exemplos de parlendas:

*
Um, dois, feijão com arroz.

Três, quatro, feijão no prato.

Cinco, seis, chegou minha vez

Sete, oito, comer biscoito

Nove, dez, comer pastéis.

*

Papagaio come milho,

Periquito leva a fama.

Cantam uns e choram outros,

Triste sina de quem ama.

Observação: Uma mesma parlenda pode ter várias versões. De autoria desconhecida, as parlendas são transmitidas oralmente e fazem parte da cultura popular brasileira.

O consolador – Ano 12 – N 573 – Cinco-marias

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