Autor: Hamaral Nunes
De 19 a 21 de junho, a capital paulista se torna ponto de encontro para reflexões sobre acolhimento, convivência e os caminhos das casas espíritas, em um ambiente de simplicidade e fraternidade.
Com muito sentimento de gratidão e o desejo sincero de aprender, a União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (USE-SP) convida todos os irmãos de ideal para o seu 19º Congresso Estadual de Espiritismo. O encontro, que traz uma atmosfera de profundo respeito e simplicidade, acontecerá entre os dias 19 e 21 de junho no Teatro da APCD, em Santana. Sob o tema central “O Centro Espírita no Novo Tempo”, o evento estende os braços a trabalhadores, jovens e frequentadores de todas as frentes, propondo um espaço de abraço, estudo e reflexão fraterna sobre como manter nossas casas como refúgios de amor e consolação em um mundo em constante transformação.
Espaço de Escuta e Construção Coletiva
Longe de buscar respostas prontas ou fórmulas rígidas, o Congresso se propõe a ser uma grande mesa de diálogo. A conferência de abertura, que nos convida a olhar para dentro com o tema “O centro espírita que buscamos”, será conduzida por Rossandro Klinjey. No sábado, o professor Cosme Massi nos guiará a refletir sobre “O centro espírita como agente de transformação social” e, ao longo dos dias, Alexander Moreira Almeida e Alberto Almeida trarão luz a temas urgentes como saúde mental, emoções e os desafios familiares na era digital.
O evento foi estruturado para valorizar a voz de cada participante através de diversas rodas de conversa. Nelas, serão partilhadas experiências sobre a educação espírita infantil, o engajamento das mocidades, a inclusão, e até mesmo reflexões sobre a inteligência artificial e a ética à luz da Doutrina dos Espíritos. É uma oportunidade preciosa de sentar lado a lado com irmãos de diferentes caminhadas para semear o bem comum.
Celebrando 80 Anos de União
Além do rico banquete de conhecimentos e das delicadas apresentações artísticas, este Congresso guarda um significado muito especial: o Momento USE 80 anos. Será um instante de singela homenagem e gratidão aos pioneiros que, com tano trabalho e amor, ergueram as bases da unificação espírita em nosso estado.
Para a juventude, o evento é um chamado urgente para fazer parte dessa história, mostrando que o centro espírita do futuro necessita, hoje, da energia e da sensibilidade dos jovens. As inscrições e todos os detalhes da programação estão disponíveis no endereço oficial do evento. Que possamos nos encontrar lá, com a mente aberta e o coração pronto para servir!
Para garantir a sua vaga e conferir a programação com todos os horários e detalhes das rodas de conversa, visite o site oficial:
https://usesp.org.br/congresso/
ste vídeo é de extrema importância para os leitores, pois retrata o clima de união, alegria e fraternidade vivido na edição anterior, convidando todos a se prepararem para o próximo encontro:



