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Vazio, solidão, ansiedade e educação

Autor: Marcus De Mario

Estamos vivendo tempos em que o ser humano está desencontrado consigo mesmo. Diante de crises econômicas, desestabilização social, pandemia, ideologias radicais e outros fatores, muitas pessoas estão deslocadas de si mesmas e da sociedade, no chamado vazio existencial. Não sabem responder qual é o sentido de suas vidas, o que devem fazer no dia a dia, nem mesmo posicionar seus valores existenciais. Vivem, mas não sabem porque, não tem objetivos solidamente edificados, o que as leva a sentir um vazio interior muito grande.

Essa situação leva à solidão. Sem objetivos, confusos nos seus valores de vida, retraem-se automaticamente, acreditando não pertencerem nem a este nem aquele grupo social, sentindo-se deslocadas nos ambientes que precisam frequentar. Podem estar rodeadas por outras pessoas, mas se sentem solitárias. Começam paulatinamente a se isolar, muitas vezes abrindo portas para a depressão e o suicídio.

O vazio existencial somado à solidão geram a ansiedade. O que vai acontecer comigo amanhã? Para onde caminha a humanidade? Terei emprego e salário no próximo mês? E a ameaça de uma guerra? Como a pessoa não consegue fortalecer laços de amizade, torna-se cada vez mais ansiosa, nervosa, imediatista, querendo garantir o que tem e prevenindo-se de um futuro incerto. Nessas condições aumenta o estresse, a possibilidade de um colapso nervoso e complicações em sua saúde.

Diante dessa realidade, perguntamos: o que a educação pode fazer para reverter esse quadro, que não é deste ou aquele povo, mas, de forma geral, distribuído pela população mundial?

Partindo do entendimento que a educação é a chave do progresso individual e coletivo, mas que a educação não é apenas transmissão e aquisição de conhecimentos culturais e científicos, pois deve considerar todo indivíduo como ser integral dotado de inteligência e sentimento, percebemos que é a educação o verdadeiro antídoto, a verdadeira vacina contra o vazio existencial, a solidão e a ansiedade.

Nisto temos um vasto programa pela frente que requer um novo pensamento sobre a educação, pois não se trata de apenas mudar metodologias e recursos didáticos, compreendendo antes revisitarmos a filosofia que rege a educação, o que queremos dela na formação das novas gerações, para então transformarmos o universo pedagógico das escolas e das famílias, pois professores e pais precisam trabalhar em conjunto, sob pena de falarmos em educação integral, ser integral e continuarmos a praticar uma educação compartimentada, distante do discurso e da realidade.

A grande crise humana que se assiste, atingindo todas as áreas, é, na verdade, uma crise moral, determinada pelo desleixo a que relegamos a educação nas últimas décadas, substituindo-a por um sistema de ensino voltado para a instrução de conteúdos curriculares pré-determinados, engessados e que muitas vezes nada tem a ver com a realidade da vida. Diante disso, e somando-se ao desleixo familiar, é de se espantar que tenhamos crianças e jovens perdidos, sem rumo, com valores invertidos e vivendo exclusivamente o momento presente?

Por mais que psicólogos, psicanalistas e psiquiatras se esforcem em ampliar a literatura e as terapias no atendimento a essa massa de indivíduos que bate em suas portas pedindo socorro para suas vidas, eles não podem resolver o problema sem o respaldo dos educadores, ou seja, da família e da escola.

A humanidade, neste momento, tem um futuro incerto, pois não sabemos que rumo dar à educação, ela que está soterrada pelas preocupações humanas de ordem econômica, política, comercial, de saúde, de segurança e outras Pouco se discute a educação, e quando ela é o foco, é vista através de lentes distorcidas, sem que se debata sua fundamentação filosófica e pedagógica, essenciais para um novo norteamento.

Contudo, apesar do quadro um tanto quanto sombrio, somos do mesmo pensamento de Rubem Alves: esperançosos em dias melhores, quando a educação será prioridade do ser humano, será a alavanca de uma humanidade ética e solidária. Nada melhor que a continuidade da esperança, do trabalho por esses dias melhores, e o tempo para pavimentar uma nova visão sobre o homem, a vida e a educação.

Nota Juventude Espírita

O autor deste artigo é consultor educacional, divulgador espírita e escritor, com mais de 35 livros publicados. Para se aprofundar na temática educação, recomendamos a leitura dos livros abaixo:

Escola do Sentimento:

https://www.amazon.com.br/Escola-do-Sentimento-Marcus-Mario-ebook/dp/B088KQ6PMY/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&crid=HBU18LWOD65H&keywords=marcus+de+mario+escola+do+sentimento&qid=1703250582&sprefix=marcus+de+mario+escola+do+sentiment%2Caps%2C179&sr=8-1

Pedagogia da Sensibilidade:

https://www.amazon.com.br/Pedagogiada-Sensibilidade-Marcus-Mario-ebook/dp/B0BMGNG4PB/ref=sr_1_2?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&crid=HBU18LWOD65H&keywords=marcus+de+mario+escola+do+sentimento&qid=1703250582&sprefix=marcus+de+mario+escola+do+sentiment%2Caps%2C179&sr=8-2

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