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7 – O Consolador prometido por Jesus

Noções Gerais – Aula: 7

Sumário

  • O advento do Consolador
  • As características da missão conferida ao Consolador prometido
  • Razões que motivaram o advento do Consolador
  • Razões pelas quais o Espiritismo se apresenta como o Consolador prometido

Advento do Consolador

1. O Evangelho de João registra da seguinte forma a promessa de Jesus relativa ao Consolador:

“Se me amais, guardai meus mandamentos. E rogarei a meu Pai e ele vos dará outro Consolador, a fim de que fique eternamente convosco: o Espírito da Verdade que o mundo não pode receber, porque não o vê e absolutamente não o conhece. Mas, quanto a vós, conhecê-lo-eis, porque ficará convosco e estará em vós.” (João, 14:15 a 17.)

2. Um pouco mais adiante, o mesmo evangelista atribui a Jesus as seguintes palavras: “Eu vos tenho dito estas coisas enquanto permaneço convosco. Mas o Paráclito, o Santo Espírito, que meu Pai vos enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar o que vos disse” (João, 14:25 e 26). Paráclito significa mentor, defensor, protetor; é o mesmo que paracleto.

3. Verifica-se por essas palavras que o Consolador prometido por Jesus, também chamado de Santo Espírito e de Espírito da Verdade, seria enviado à Terra com a missão de consolar, lembrar o que ele dissera e ensinar todas as coisas.

A missão conferida ao Consolador

4. O Consolador, como Espírito da Verdade, teria, pois, de dar ao homem o conhecimento de sua origem, da necessidade de sua estada na Terra e do seu destino, espalhando por todo o lado a consolação que advém da fé e da esperança.

5. Seu compromisso com a verdade – o ensino de todas as coisas – o eleva à condição de uma nova Revelação (a terceira) da lei de Deus aos homens. Ora, o Espiritismo, procedendo de Espíritos sábios e bondosos, num verdadeiro derramamento da mediunidade na carne, preenche integralmente essas condições, visto que:

1º. procura lembrar-nos o que Jesus ensinou;

2º. ensina-nos muitas coisas que o Evangelho não consegue explicar adequadamente;

3º. consola e conforta os que sofrem ao mostrar-lhes a causa e a finalidade dos sofrimentos humanos.

6. A revelação cristã sucedeu à revelação mosaica; a revelação dos Espíritos veio completá-la. O Espiritismo é, pois, segundo os próprios Espíritos superiores, o Consolador prometido pelo Cristo.

Razões que motivaram o advento do Consolador

7. Várias foram as razões que justificaram a promessa do Cristo relativamente ao advento do Consolador. Uma de-las seria a inoportunidade de uma revelação total e completa por parte do Cristo, numa época em que o homem não estaria amadurecido para compreendê-la. Outra razão seria o esquecimento e a falta de vivência das verdades apregoadas no Evangelho. E mais do que isso, destacam-se como forte razão as distorções premeditadas que a mensagem evangélica sofreria, como de fato sofreu, ao longo dos tempos. Kardec afirma, em A Gênese, que de Jesus até nós o mundo assistiu a quase dois mil anos de fermentação e de criminosas deformações da mensagem cristã.

8. A relação entre o Espiritismo e o Consolador prometido está no fato de a Doutrina Espírita preencher todas as condições inerentes ao paráclito anunciado por Jesus. Como assinala Kardec, o Espiritismo vem abrir os olhos e os ouvidos de toda gente, pois fala sem figuras nem alegorias e levanta o véu intencionalmente lançado sobre certos mistérios, trazendo a consolação suprema aos deserdados da Terra e a todos os que sofrem.

9. Kardec foi, como se vê, o instrumento de que o Alto se serviu para completar a mensagem do Cristo, como ele mesmo havia prometido, por intermédio de uma doutrina altamente consoladora e intimamente ligada ao ensino moral contido no Evangelho de Jesus e que permanecerá para sempre conosco.

Questões para fixação da leitura

1. Em que Evangelho está consignada a promessa de Jesus relativa ao advento do Consolador?

No Evangelho de João, cap. 14.

2. O Consolador prometido por Jesus deveria apresentar algumas características especiais. Quais são elas?

Além, evidentemente, da tarefa de consolar, ele deveria lembrar o que Jesus havia ensinado e, ultrapassando o próprio ensino do Cristo, ensinar ao homem todas as coisas.

3. Por que motivo o Espiritismo se apresenta como o Consolador prometido por Jesus?

A revelação cristã sucedeu à revelação mosaica, e a revelação dos Espíritos veio completá-la. O Espiritismo é, segundo afirmam os próprios Espíritos superiores, o Consolador prometido pelo Cristo. E ele, com efeito, preenche integralmente as condições mencionadas na promessa do Cristo, porque: 1º. procura lembrar-nos o que Jesus ensinou; 2º. ensina-nos muitas coisas que o Evangelho não pôde explicar adequadamente; 3º. consola e conforta os que sofrem ao mostrar-lhes a causa e a finalidade dos sofrimen-tos humanos.

4. Que razões motivaram a promessa do Cristo relativamente ao advento do Consolador?

Várias foram as razões que justificaram a promessa do Cristo. Uma delas seria a inoportunidade de uma revelação total e completa por parte de Jesus, numa época em que o homem não estava amadurecido para compreendê-la. Outra razão seria o esquecimento e a falta de vivência das verdades apregoadas no Evangelho. E mais do que isto, destacam-se como forte razão as distorções premeditadas que a mensagem evangélica sofreria, como de fato sofreu, ao longo dos tempos.

5. Você acha que o Espiritismo preenche todas as condições inerentes ao Consolador prometido por Jesus?

Sim. Inexiste dúvida quanto a isso. Como assinala Kardec, o Espiritismo veio abrir os olhos e os ouvidos de toda gente, pois fala sem figuras nem alegorias, e levanta o véu intencionalmente lançado sobre certos mistérios, trazendo a consolação suprema aos deserdados da Terra e a todos os que sofrem, cumprindo, desse modo, todas as condições citadas por Jesus em sua promessa.

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Nota Juventude Espírita

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