fbpx

A reencarnação tá na bíblia

Título: A reencarnação tá na bíblia

Autor: Paulo Neto

Idioma: Portugês (Brasil)

Ano: 2015

Publicação: EVOC – Editora Virtual O Consolador – http://www.oconsolador.com.br/editora/evoc.htm

Descrição

A frase que dá título ao presente livro pode causar estranheza a alguns leitores, mas o autor, com base nos próprios textos bíblicos, nele nos demonstra que, de fato, a ideia da reencarnação se encontra nas Escrituras e basta afastar-nos um pouco da teologia tradicional para vê-la.

É algo inquestionável que a palavra reencarnação não é uma só vez citada na Bíblia, até mesmo porque ela surgiu em dicionário no ano de 1858 (dicionário inglês Shorter Oxford), cerca de um ano após Allan Kardec publicar a 1ª edição de O Livro dos Espíritos. Como se sabe, foi entre os séculos XVI e XVIII que surgiu, no Latim tardio, o termo erudito e acadêmico reincarnatio, reincarnationis, que, em seguida, passou para as línguas românicas e para o inglês. Em francês é “réincarnation”.

Outra coisa, bem diferente, é dizer que a ideia da reencarnação não se encontra na Bíblia, pois é exatamente isso que é muito fácil encontrar, como o autor nos mostra com clareza na presente obra.

Por outro lado, ao longo dos tempos, ouve-se dizer que os judeus não acreditavam na reencarnação, o que não condiz com a verdade, pois o historiador Flávio Josefo (37 a 103 d.C.) a apresenta como crença dos fariseus. Tudo bem, pode-se até questionar que o conceito deles não é o que hoje se defende no Espiritismo, mas, no presente caso, o que mais importa é a ideia de voltar a uma nova vida aqui na Terra, uma crença generalizada entre os judeus, razão pela qual muitas pessoas acreditavam que Jesus era um dos antigos profetas ressuscitado, utilizando-se de um termo bíblico que, no contexto em que foi utilizado, tem o significado não de ressuscitado, mas de reencarnado, visto que Jesus fora visto criança e seus pais eram pessoas conhecidas de todos.

Sobre o autor

Paulo da Silva Neto Sobrinho, mais conhecido nas lides espíritas como Paulo Neto.

Natural de Guanhães (MG), ele é formado em Ciências Contábeis e Administração de Empresas pela Universidade Católica (PUC-MG) e reside em Belo Horizonte (MG).

Aposentado como Fiscal de Tributos pela Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais, participa do movimento espírita desde julho de 1987, sendo um dos mais atuantes divulgadores do Espiritismo em nosso país, por meio, principalmente, de artigos e livros.

Titular do site www.paulosnetos.net, tem 35 livros publicados, sendo oito no formato impresso e 27 no formato virtual, 22 deles publicados pela EVOC, incluindo o e-book ora lançado.

O autor é um dos articulistas da revista O Consolador e integra também a equipe responsável pelas edições da EVOC, da qual é, desde 24 de junho de 2020, o Coordenador Editorial.

Dica

EVOC é uma editora espírita com diversos ebooks interessantes, sérios e todos gratuitos. Vale a pena conhecer o catálogo:

http://www.oconsolador.com.br/editora/obras_publicadas1.htm

spot_img