fbpx

Chuva e frio? Brincar dentro de casa

Autora: Eugênia Pickina

A atenção e o amor condicionam-se reciprocamente

Hugo Hofmannsthal

Cada estação tem suas singularidades. No inverno, férias na escola, dias frios e chuvosos, os pais muitas vezes têm dúvidas sobre o que fazer com as crianças.

Listei aqui algumas dicas que poderão agradar quem fica impedido de sair de casa por causa da época fria e da chuva.

Brincar de casinha

Sempre foi uma diversão em qualquer época, e para todas as infâncias. O corredor ou o quarto pode se transformar em uma cabana engraçada e com direito à decoração e muita imaginação. As pelúcias podem ser os filhos…

Contar histórias

Criança gosta de ouvir história. Aproveite o dia frio e chuvoso para contar também histórias sobre a família, relatando coisas que os avós e os bisavós faziam quando eram pequenos – como brincavam, os brinquedos favoritos. Estimula a imaginação e enriquece os saberes sobre a trajetória familiar, ativando laços e memória.

Piquenique na sala

Um tapetinho na sala ou na varanda protegida é capaz de chamar a atenção da criança para o momento do piquenique. Algumas comidinhas e boa conversa bastam, pois o que realmente importa para quem experimenta a infância é a companhia do pai ou da mãe.

Dança das cadeiras

Coloque as cadeiras em círculo voltadas para fora, com uma a menos do que o número de pessoas. Ponha uma música para tocar e quando você pausar, todo mundo deve garantir sua cadeira. Quem não conseguir ficará de fora e aguardando a próxima rodada. Essa brincadeira trabalha coordenação, concentração e agilidade.

Telefone sem fio

Uma pessoa cochicha uma frase no ouvido de quem está do lado. Quem ouve repete o que entendeu para a próxima pessoa, e assim por diante. A graça acontece quando o último fala para todos o que entendeu. Quase sempre sai algo bem distinto da frase original. Essa brincadeira ajuda a desenvolver concentração, memória, audição e fala.

Desenhar e pintar

Com estratégia e paciência, pais podem facilitar que folhas em branco e um lápis sejam o convite para minutos (ou horas) de diversão em dias frios e chuvosos. Sem esquecer que não existe certo ou errado, acompanhe o processo e incentive seu filho! Não precisa colorir as folhas de uma árvore de verde por exemplo, a árvore pode ser roxa, o céu pode ser verde. Deixe-o livre para criar e dê estímulos positivos. Você vai se surpreender! É muito interessante deixar a criança desenvolver o ponto de vista dela dos desenhos. Supervisione apenas os materiais que a criança está usando, de acordo com a idade. Para crianças mais novas, giz de cera mais grosso e um papel em branco já se transforma em diversão.

Enquanto as crianças se divertem, aproveite para fazer pipoca ou bolinho de chuva. Embora tudo dependa do espaço disponível, das preferências da criança, com amor e atenção, pais e filhos certamente passarão momentos agradáveis juntos nos dias de chuva e frio.

O consolador – Ano 16 – N 778 – Cinco-marias

spot_img