fbpx

Em qual terreno está construída a nossa casa?

Autora: Teresinha Olivier

“Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha.

Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!” (Mateus 7, 24-27)

Muitas reflexões importantes podemos tirar dessas palavras de Jesus.

Podemos analisar, por exemplo, quais são as bases sobre as quais nos sustentamos para nos posicionarmos na vida.

O que temos como base, como filosofia de vida, como valores para nos apoiarmos a fim de fazermos as nossas escolhas, de tomarmos decisões, de nos comportarmos diante da vida, das pessoas e diante dos desafios que temos que enfrentar?

Aí está a questão fundamental que essas palavras de Jesus nos propõem e sobre as quais vamos fazer algumas reflexões.

Que pessoa está representada naquela que constrói sua casa sobre a areia?

É a pessoa que somente ouviu os ensinamentos, mas não deu a eles o devido valor, não os adotou para sua vida.

Não fez desses ensinamentos a base do seu comportamento, das suas escolhas.

Jesus chama essas pessoas de insensatas, que não têm bom senso, são imprudentes.

Uma pessoa que não sabe fazer boas escolhas para sua vida, que não sabe tomar decisões equilibradas, corretas, porque a base em que ela se sustenta na vida é muito frágil, sua casa mental está apoiada em valores falsos.

E quando chegam as inevitáveis tempestades da vida, não tem estrutura mental e emocional para enfrentá-las, como a casa construída sobre a areia, essa pessoa desaba, entra num processo de desequilíbrio.

Pode entrar em desespero, ou em vícios, em depressão, até pensar em suicídio, porque não tem um alicerce moral e espiritual firme para se apoiar e enfrentar os problemas.

Sua casa mental está edificada na areia movediça das ilusões da matéria.

O que representa aquele que construiu a casa sobre a rocha? O que representa a rocha, senão a base firme para o alicerce da casa?

Esse homem representa a pessoa sensata que ouviu e compreendeu os ensinamentos como verdades e, fazendo uso da sua vontade, procurou realizá-los na sua vida.

Jesus chama essa pessoa de sensata, porque percebeu o valor e a importância daquelas verdades para sua vida, porque edificou a casa de sua vida sobre a rocha viva das verdades que ele trouxe.

Os valores morais e espirituais nobres e elevados passam a ser a base para os seus pensamentos, sentimentos e atitudes.

Não se deixa abater diante das dificuldades, por mais difíceis que sejam, continua firme e de pé, mesmo que sofra, pois sabe que, dependendo da forma como enfrenta as tempestades da vida em forma de problemas, sairá delas ainda mais forte e com mais sabedoria.

Sua casa mental está bem assentada em alicerces firmes

Essa pessoa vai se tornando, gradativamente, uma nova criatura.

Essa nova consciência, que ela vai adquirindo passo a passo, vai se manifestando em todos os setores da sua vida, no âmbito familiar, profissional, social.

Em tudo ela vai revelando o ser renovado em que vai se tornando.

Esse é o objetivo dos ensinamentos que recebemos de Jesus e dos Espíritos superiores.

Estamos aqui, encarnados, para nos tornarmos seres humanos melhores a cada dia e para contribuirmos para o bem e para o progresso de todos.

E para conseguirmos isso, precisamos ter como base para nossas escolhas valores elevados, nobres, justos que a doutrina espírita, baseada nos ensinamentos morais de Jesus, nos proporciona.

Mas temos que adotá-los para nossa vida, realizá-los, fazer deles nosso modo de pensar, de sentir e de agir, fazer deles a nossa filosofia de vida, para sermos homens e mulheres prudentes e sensatos, segundo Jesus.

Com a nossa vontade firme, determinação, empenho em aprender cada vez mais, vamos, gradativamente, nos tornando pessoas que constroem sua casa sobre a rocha dos ensinamentos superiores e não sobre a areia das ilusões passageiras.

spot_img