fbpx

Mocidade Espírita Luz e Amor: 2018

Obs: Ano no título do texto refere-se ao período onde foi documentada a forma de trabalho e não a fundação do grupo
Autor: Ulisses Cardoso

Olá EEEEuuuuu não sou o Goku  mas meu nome é Ulisses Cardoso, e tenho 21 anos e faço parte da Mocidade Espírita Luz e Amor, com sede na rua  Castro Alves, 165 – Conceição, Diadema – SP no Lar Espírita Luz e Amor.

Nossa mocidade faz parte do Departamento de Infância, juventude, mocidade e pais de nossa casa, tendo como responsável por esse departamento todo (na atual gestão) a diretora do departamento Josy Ronqui, as vices Diretoras Nerci Barros e Ana Paula Costa, além da assessora Waldiane Carneiro e a secretaria Lucia Silva. Além desses cargos de todo o Departamento nós temos como coordenadores da mocidade EU e a Ana Carolina Chagas de Oliveira (Vulgo VÉIA/Carol) que temos como função intermediar e auxiliar os mocidandos e diretoras, devido nossa idade e experiência (volto pra explicar depois a questão da idade) onde eu cuido mais das ocasiões externas a mocidade e a Carol as ocasiões internas (traduzindo ela põem ordem no barraco e eu arrumo os roles para a galera ir, tipo COMELESP), temos também os expositores/professores atuais Walter, Waldiane Carneiro e Danielle Mouchen.

Nossos encontros são aos sábados das 10 horas da matina até às 12 horas, porem alguns de nós dão aulas na evangelização das crianças que ocorre aos sábados das 8 horas da manha ate às 10 horas, e algumas vezes ficamos até às 13 horas por eventual reunião para montagem de evento, ensaio de apresentação artística (não temos grupo Artísitico concreto, mas sempre fazemos apresentações na cara de pau mesmo).

O estatuto do Lar Espírita Luz e Amor define que a mocidade seja de jovens que tenham 15 até os 20 anos possam frequentar a mocidade (por isso eu e a Carol neste ano auxiliamos devido ao nosso longo período inserido na mocidade, eu e ela temos Seis anos de mocidade e representarmos um meio campo entre os jovens e as diretoras, mas na teoria não fazemos mais parte da mocidade apenas trabalhamos para ela).

Nossas aulas são definidas todos começo de ano quando a equipe do departamento monta o cronograma de temas das aulas daquele ano, tendo alguns anos consultados alguns ou todos os membros da mocidade para essa montagem. E posteriormente é função dos expositores montar a aula daquele tema, da melhor forma possível sendo o máximo possível dinâmica e reflexiva. Devido um grande número de participantes na nossa mocidade e tendo dentro dela um monte de jovens com 3, 4 e 5 anos de mocidade e outros que eram mais novos, por volta de dois anos atrás equipe do departamento resolveu separar em duas mocidades, a 1 e a 2, sendo a dois dos mais antigos com temas mais complexos e a 1 com os participantes mais novos e com temas chamativos e simples. Porem sempre que possível ambas tem aulas juntas e sempre recebem exposição de convidados juntas promovendo assim sempre uma logica de união entre as duas mocidades. Hoje em media aos sábados temos cerca de 15 a 25 membros se reunindo, porém com a capacidade (se não fossem as faltas frequentes de alguns kkkkkkk) temos um circulo de cerca de mais ou menos 30 jovens que frequentam nossa mocidade (um número absurdo se compararmos quando eu cheguei, há Seis anos, que tinha apenas Quatro pessoas).

Nós temos nossa pagina no Facebook, Mocidade Espírita Luz e Amor, onde colocamos fotos e publicações dos eventos que vamos, fazemos e participamos, além de utilizarmos como meio de nos integrarmos, também utilizamos para divulgar nossa turma e assim chamar mais gente para chamar de NÓS.

A ideia de uma mocidade se reunir em teoria é de que o centro espírita forme uma nova geração de trabalhadores. Nossa casa entende isso e se propõem a isso por isso tem evangelização de crianças e o grupo da mocidade muito forte, porém na prática a casa consegue se renovar e crescer sempre graças ao ensino muito forte dos adultos, o que é muito legal. Assim a mocidade acaba tendo um papel muito maior do que a casa espírita, que é a formação de laços de amizade que duram para sempre, de acolhimento de jovens de diferentes realidades e perspectivas em uma fraternidade e unidade muito gostosa, com isso quero terminar esse texto com as falas de alguns deles sobre o que a Mocidade representa para eles, o que eles sentem, porque mocidade antes de todo o aprendizado e conhecimento é uma imensidão de sentimentos.

Mocidade representa AMOR”. Vitoria Pessoa.

Acolhimento e PAZ”.  Gabriela Martins.

Porto Seguro e Família”. Ana Carolina.

“Possibilidade e Aprendizado, cada encontro eu me transformo de algum modo”. Dani Mouschen.

“Gratidão por tudo!!!”. Julia Oliveira.

“Gratidão”. Gaby Silva.

“Paz, União e conforto me sinto muito feliz em fazer parte dessa família”. Natan Lima.

“Não consigo imaginar como EU seria sem a MOCIDADE”. Giovani Costa.

“Porto Seguro”. Marina Alcântara.

“Mocidade Representa para mim UMA NOVA FASE”. Levi Minga.

“Segunda Família”. Johnny Carneiro.

“A Família que eu escolhi ter”. Maria Eduarda.

“Transformação/autoconhecimento e libertação, depois que comecei a frequentar liguei pontos na minha vida que antes eu estava um tanto quanto perdida, agora certas coisas fazem um pouco mais de sentido”. Gabriela Gomes.

União, Família e Companheirismo”. Cinthia Mesquita.

“A mocidade para mim é uma experiência nova completamente nova, mas meu corpo e mente agem como se soubessem tudo a respeito. É sentimento que transborda, é fogo fixo que não sei como cessar (e mesmo que soubesse nunca faria). Minhas concepções sobre o que é a mocidade podem ser um pouco exageradas , MAS SÓ QUEM FREQUENTA SABE… nunca pensei que diria isso, mas na minha próxima encarnação , gostaria de ter contato com o espiritismo/mocidade, que agora são partes de quem eu quero ser.” Sophia Barros.

Companheirismo e Amor.Giovana Vitoria.

Um acumulo de emoções e sentimentos, onde O AMOR E O CARINHO SEMPRE FORAM ALEM DAS AULAS.Marilia Pitwak.

Novas ExperiênciasGustavo Costa.

Para conhecer mais e entrar em contato, segue página da mocidade no Facebook: https://www.facebook.com/mocidadeluzeamor/

Juventude Espírita 09.09.2018

spot_img