fbpx

Oceano Melo: Produtora Versátil Vídeo Spirite

Entrevistador: Orson Peter Carrara

Oceano Vieira de Melo, 58 anos, natural de Alagoas e residente na capital paulista, autodidata em tudo – como se autointitula –, começou a luta pela sobrevivência aos 8 anos de idade. Com a leitura diária do jornal O Estado de São Paulo e dos livros Conduta Espírita, Agenda Cristã e posteriormente os livros da Codificação Espírita, formou o norte da própria vida no intelecto e na moral.

Profissionalmente atuando na produção de DVDs, normalmente com filmes de arte, biográficos, culturais e humanistas, sentia falta de filmes e documentários espíritas, o que o levou a lançar a Versátil Vídeo Spirite. Considera-se espírita desde quanto viu o programa Pinga-Fogo com Chico Xavier, com as perguntas que queria fazer e as respostas que queria ouvir, conforme declarou à redação, tendo-se vinculado a instituições e pessoas expressivas do movimento espírita paulista.

Leia, em seguida, a entrevista que nos concedeu.

Como e quando surgiram a Versátil Digital Filmes e a Versátil Vídeo Spirite? Qual a diferença entre os dois títulos?

A Versátil Digital Filmes é uma empresa que produz filmes e DVDs. Foi fundada em 1999 com o nome de Versátil Home Vídeo para produzir, em DVD, filmes brasileiros, europeus, biografias, humanistas e de arte. A Vídeo Spirite é um selo criado em 2004 para homenagear o grande Allan Kardec. Vídeo Spirite quer dizer, em Latim, “eu vejo Espírito”. Os sábios que me corrijam se estou errado.    

Quantos títulos com temática espírita já foram lançados? Relacione por favor

  1. Minha vida na outra vida: Filme não-espírita baseado em fatos reais que comprova a vida depois na morte e a reencarnação, dois pilares do Espiritismo; 
  2. Pinga-fogo com Chico Xavier: Documento histórico;
  3. Giordano Bruno: Filme biográfico;
  4. Para sempre Pestalozzi: Filme biográfico;
  5. Chico Xavier inédito – de Pedro Leopoldo a Uberaba: Documento histórico;
  6. Vida depois da morte: Documentário científico-histórico que comprova, 30 anos depois, a obra de André Luiz recebida nos anos 40 e 50 por Chico Xavier;
  7. Iniciação ao Espiritismo: Curso completo de Espiritismo de 34 aulas com Therezinha Oliveira;
  8. O processo de Doana D´Arc: filme clássico biográfico;
  9. Saulo Gomes entrevista Chico Xavier: documento histórico;
  10. Joelma 23o. andar: Primeiro filme espírita do mundo;
  11. Santo Agostinho – Edição Espírita: Filme biográfico com extras espíritas;
  12. Divaldo Franco – Humanista e médium espírita: Documento histórico;
  13. Eurípedes – Educador e médium espírita: Filme biográfico;
  14. Espiritismo – de kardec aos dias de hoje: Filme biográfico;
  15. Allan kardec, o educador: Filme biográfico;
  16. Coleção isto é Espiritismo: Caixa com 5 filmes da coleção já lançada;
  17. Dom da mediunidade – com dra. Marlene nobre: Palestra Especial;
  18. Bicentenário de nascimento de Allan Kardec: Homenagem a Kardec em 2004, durante as comemorações dos 200 anos de nascimento do Codificador, em Paris;
  19. Compositores do além: Música mediúnica (com os grandes nomes da música popular brasileira e árias italianas);

É difícil o processo de pesquisa, aquisição de direitos autorais e posterior edição para lançamento no Brasil, quando se trata de produções em outros países? Como funciona esse processo?

Tem que garimpar para separar o que se pode considerar “como espírita” do lixo cultural que é produzido pelos grandes estúdios e os chamados independentes, que nada sabem sobre Espiritismo. Para eles o importante é faturar com os “fenômenos”, o “sobrenatural”, o “fantástico e o extraordinário”. De cada mil filmes produzidos, acha-se um em que podemos considerar como “Espiritualista”. Espírita mesmo só “Minha Vida na Outra Vida”, que não foi produzido por espíritas. O processo exige que compremos os direitos autorais por um período que vai de 5 até 14 anos para explorar o filme no Brasil.

E as produções nacionais, documentários sobre o movimento, por exemplo, como tem sido o processo de edição e distribuição?

Muita pesquisa, dedicação, e amor à Doutrina e seus nomes.

Quais os títulos de maior sucesso?

Pela ordem:

  1. Minha Vida na Outra Vida
  2. Pinga Fogo com Chico Xavier
  3. Espiritismo – De Kardec Aos Dias de Hoje
  4. Chico Xavier – De Pedro Leopoldo a Uberaba
  5. Eurípedes Barsanulfo.

O Consolador: Qual é o site da Versátil?

http://www.dvdversatil.com.br/

Como estamos no centenário de Chico Xavier, relacione os títulos ligados ao trabalho do médium. E qual o de maior sucesso?

  1. Pinga Fogo com Chico Xavier
  2. Chico Xavier – De Pedro Leopoldo e Uberaba
  3. Joelma 23o Andar
  4. Saulo Gomes Entrevista Chico Xavier em 1968 (antes do Pinga Fogo)

Há relatos ou experiências mediúnicas relacionadas com a produção/distribuição dos títulos que já circulam no movimento espírita com grande repercussão?

Aqui não tem nada disso. Pode ser que sejam “os fantasmagóricos” para impressionar e chamar mais a atenção do público. Eles sempre irão existir.

Nas pesquisas para localização de títulos, ou mesmo na produção e edição dos trabalhos, há experiências marcantes que gostaria de repassar ao leitor?

Sim, que é gratificante saber que, finalmente, nós espíritas podemos assistir a filmes e documentários com nomes que tanto amamos e respeitamos. Não entendia por que não existia filme com temática espírita sem que fosse algo “extraordinário ou fenomenal”.    

Algo mais a acrescentar? Alguma curiosidade interessante?

Que 90% dos nossos DVDS são vendidos em livrarias e sites que não são espíritas.    

Suas palavras finais

Obrigado, Allan Kardec. Obrigado, Chico Xavier.

O consolador – Ano 3 – N 148

spot_img