fbpx

Querer e poder

Autora: Constância

Todos têm o direito de querer. Querer algo, uma situação melhor, querer curar-se, querer bons amigos, querer sucesso no que faz…

Porém, querer nem sempre é poder!

Para o querer ser poder é preciso que a pessoa tenha conhecimentos, estrutura emocional e espiritual, forças morais e determinação que sejam o suporte necessário ao atingimento de seu objetivo.

Tendo essa bagagem, a pessoa se garante nas etapas e nos momentos difíceis, porque tudo que é novo apresenta alguma dificuldade natural, por ter aspectos desconhecidos e ainda não vividos.

O querer não é poder quando a pessoa apenas quer, por simples desejo, ambição, inveja ou status, mas não tem estrutura pessoal para tanto e muito menos maturidade emocional para reconhecer sua falta de condições e mover em si os recursos necessários. Quer que alguém, Deus ou a Vida satisfaça sua vontade, e pronto!

Entre o não poder e o poder, estende-se a preparação, o exercitamento e o desenvolvimento de potenciais, que o orgulho, a vaidade e a prepotência não deixam ver; e a pessoa sente-se infeliz, injustiçada, ciumenta; quando não, fica raivosa, agressiva ou deprimida, desanimada. Um herói sofredor sem causa, terceirizando suas frustrações.

Ficar reclamando, fazendo-se de vítima em busca da piedade alheia, viver rezando, pedindo e culpando alguém, o governo, os pais, não resultará em nada de bom, nem de construtivo, que aproxime, um mínimo, essa pessoa do que ela quer.

Quando o querer não resulta em poder, o bom senso pede humildade suficiente para reconhecer a necessidade de equipa-se, instrumentar-se internamente. Nesse caso, sendo um querer real e não apenas um arroubo passageiro, ele permanece como objetivo e a pessoa trabalhará em si, o desenvolvimento das condições necessárias, através da busca de informações funcionais, da disciplinação de pensamentos e condutas e da aquisição de conhecimentos adequados.

Sentir-se menos que os outros, em nada ajuda, ao contrário, alimenta o coitadismo, acocora o vitimismo, a indolência e paralisa a vontade de agir.

Se o querer ainda não é poder, pode vir a ser. Só depende de você querer!

Jornal do NEIE

spot_img