Eventos

Cobertura – 8º encontro de dirigentes da Aliança Espírita, 2006

Autor: Rodrigo Prado

“Atitude de amor” foi o tema central do 8º Encontro de Dirigentes do Departamento de Mocidades da Aliança Espírita, realizado na cidade de Ribeirão Preto, nos dias 2 e 3 de setembro.

No sábado, dia dois, logo cedinho, caiu um grande temporal na cidade e provocou alguns estragos nas imediações, quedas de árvores e placas, etc, mas esses imprevistos felizmente não foram impeditivos para que o evento começasse, e logo a eletricidade voltou e foi iniciada a abertura, com muita música e alegria, e a grande empolgação da moçada já que muitos ali estavam revendo vários amigos. Tudo bem ao gosto das confraternizações juvenis.

O evento contou com três módulos de estudos: Deus, Conduta Religiosa e Preconceito. E de forma bem dinâmica, os jovens escolhiam em qual das salas queriam ir primeiro, sendo que até o final, todos passariam pelos três módulos. Além desses sub-temas, também houveram no sábado a noite, salas optativas com temas diversos, dentre eles : política, violência, assistência social, etc.

Tudo favoreceu para que os cerca de cento e cinquenta jovens presentes, pudessem aproveitar bem os dois dias, a começar pela escola que tinha uma ótima infra-estrutura, com várias salas, refeitório, pátio amplo e um lindo bosque, que contava com a presença de alguns exóticos mascotes, quatro belíssimos pavões que andavam pela escola, uma decoração natural com a beleza de suas plumagens. Além desses pequenos amiguinhos, o local contava ainda com panificadora, mini-fazenda com diversos animais e horta, ou seja, uma escola modelo na região.

Por esses motivos, mas principalmente pelo clima muito agradável graças à presença de tantos jovens imbuídos do mesmo ideal e ao maravilhoso auxílio da espiritualidade amiga, as horas transcorreram rapidamente, como toda vez quando fazemos algo muito prazeroso e, de repente, o tempo acaba.

Cada sub-tema se aprofundou na sua proposta, porém sem perder o enfoque do tema central, e assim no módulo Deus, através de uma dinâmica muito profunda, cada um pôde perceber como o Criador está presente em nossas vidas, o que veio a tona uma emoção muito grande, que algumas vezes não nos permitimos sentir, já que no diaa-dia a razão fala mais alto e ficamos por tentar racionalizar as coisas, mas ali não, felizmente foi um momento para sentir, deixar o amor que há dentro de nós brotar.

Um outro módulo bastante interessante foi o do Preconceito, que se propôs abordar esse assunto tão presente em nossas vidas. O sub-tema enfocou o preconceito religioso e deteve-se na discriminação de uma religião para com a outra, e relembrou o quanto isso é prejudicial para o ser. Fez um breve relato da origem das religiões e dos pontos em comum, mas o grande destaque foi para o Espiritismo, uma vez que em seus adeptos, o preconceito também faz muito presente. Foi interessante para muitos ali participantes saber e conhecer de maneira mais ampla que além da Aliança, existem outros órgãos de unificação do espiritismo, e além deles há diversas instituições espíritas, como as Associações dos Médicos, dos Delegados, dos Jornalistas Espíritas, e por aí vai. A abordagem ressaltou a importância de cada uma delas, pois todas tem um papel fundamental dentro da doutrina, o que nos cabe aqui relembrar o grande amigo, Dr. Bezerra de Menezes que sempre ressaltou isso, e do quanto é salutar que todos esses grupos trabalhem unidos, pois em conjunto têm mais forças e podem amparar muito mais a sociedade.

O evento terminou no domingo após o almoço, mas mesmo um pouco cansada, a galera não desanimou, e no caminho de volta, como de costume, foi a maior alegria no ônibus, todos conversavam, cantavam, riam, comiam, brincavam, e nisso cada um pôde conhecer um pouco mais os amigos e colegas, e porque não a si mesmo, na formação de mais um momento mágico que ficará na memória e no coração de todos, experiências fundamentais que farão toda a diferença mais para frente quando muitos desses jovens assumirem outros compromissos, seja no movimento espírita, no centro, no trabalho, ou na vida pessoal.

Detalhe: Sobre o tema Atitude de Amor, esse é um capítulo do livro Seara Bendita, onde o espírito Cícero Pereira transcreve uma palestra realizada pelo Dr. Bezerra de Menezes, que mais uma vez fala magnificamente do importante assunto da unificação pelo amor.

Fala MEU! Edição 43, ano 2006

Comentar

Clique aqui para comentar