fbpx

Gratidão e alegria

Autor: Jean Lucas

Na primeira carta do apóstolo Paulo aos tessalonicenses ele diz: “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” – 5:18.

Em tudo dai graças” significa sermos gratos em todos os momentos e em todas circunstâncias. Contudo, em um mundo tão materialista que vivemos isto parece ser ainda mais difícil. Ganhamos uma roupa, um presente, uma televisão, um celular e isto nos traz uma alegria. É muito bom ser presenteado não é mesmo? Depois de algum tempo aquele presente perde o valor, deixa de ser uma novidade. Parece que o valor das coisas só existe enquanto não o alcançamos, pouco depois é tão trivial quanto o arroz do dia a dia.

Imagine se pudéssemos ter a constante alegria e felicidade daqueles momentos especiais em nossas vidas sempre nos fortalecendo. Aquele dia das crianças, aquele natal, o almoço em família, o primeiro dez, a primeira vez que andamos sem rodinhas na bicicleta e tantos outros. Eis um segredo que irei te contar: A gratidão nos permite ter momentos de alegria o tempo todo, não temos tempo para reclamar quando agradecemos. Ao agradecer nos tornamos livres das circunstâncias que nos prendem as a negatividade, e nos ligamos a bondade do Arquiteto universal.

Ser grato, porém, não é uma tarefa fácil, a gratidão é como um músculo do corpo que precisamos trabalhar para que ele possa se desenvolver cada vez mais. E como tudo na vida nos exige persistência, treinos cada vez mais desafiadores e motivação. Recentemente, decidi fazer um exercício de gratidão.

No primeiro dia escrevi no meu diário de meditações dez coisas que sou grato: família, casa, estudo, fone de ouvido, amigos, saúde, o sol, água potável, Netflix e a maravilha do chocolate! E no segundo dia escrevi vinte coisas, no terceiro trinta e assim por diante até o décimo dia. A cada dia que passava eu percebia que eu me tornava mais feliz e comecei a perceber coisas que nunca antes havia notado. As adversidades passaram a ser um momento de aprendizado, e comecei a agradecer por elas em vez de reclamar. A chuva que caia “do nada” passou a ser um momento de reflexão de sua importância, e mais ainda presta muita atenção quando minha mãe diz: “leve o guarda-chuva!”. Até nas pessoas chatas comecei a agradecer, porque passei a pensar o que as torna assim e como eu ser diferente.

A gratidão torna nossa vida mais presente e conectada com tudo ao nosso redor, depois da experiência todos os dias escrevo ao menos dez coisas que sou grato pela e manhã e noite quando percebo o quão maravilhoso é esta oportunidade reencarnatória escrevo outras, não há limites para gratidão. As coisas que eu havia esquecido o valor, passaram a ter um significado muito maior do que da primeira vez. Percebi como é ruim reclamarmos e como é perda de tempo essa atitude, se temos tantas coisas para agradecer a todo instante.

A gratidão me torna a cada dia uma pessoa mais feliz, todo dia venho trabalhando essa musculatura. É um exercício que exige persistência, mas o preço que pagamos para trabalhar nela é incomparável com o bônus que recebemos. Faça esse exercício em sua mocidade. compartilhem suas experiências a cada dia, quando temos pessoas para nos motivar isso se torna ainda mais divertido. Depois compartilhes seu testemunho e faça essa corrente do bem pela gratidão e alegria de viver.

Juventude Espírita 01.03.2020

spot_img